Medalhista na categoria park, a modalidade já tinha visto outros dois brasileiros subirem ao pódio pela categoria street: Kevin Hoefler e Rayssa Leal
Por Helena Sbrissia / Global Sports
5 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)
O Brasil já se mostra uma potência do skate logo na estreia da modalidade nas Olimpíadas. Depois de duas conquistas de medalha de prata – uma com Kelvin Hoefler e outra com Rayssa Leal na categoria street – Pedro Barros, de 26 anos, é o novo dono da prata, conquistada nesta quinta-feira (5) na categoria park.
Ele totalizou 86,14 pontos, atrás apenas de impressionantes 95,83 pontos do australiano Keegan Palmer. Cory Juneau completou o pódio com 84,13 pontos. Pedro foi à final na quarta colocação, e a disputou com outros dois brasileiros: Luiz Francisco, de 21 anos, que terminou em quarto lugar, e Pedro Quintas, de 19 anos, que fechou em oitavo.
“Nós lutamos por isso a vida inteira, sempre estive rodeado de pessoas maravilhosas que lutaram muito pra fazer minha vida melhor. Essa história do park nas Olimpíadas, minha história, é só um exemplo para o povo brasileiro. Podemos fazer do nosso país um lugar melhor através do amor e do respeito. Nós podemos cair várias vezes no chão, mas a missão é ver um amanhã melhor”, declarou Pedro após a conquista da medalha.
O florianopolitano é considerado um dos – se não o maior – nome do skate park do Brasil e vem de longa tradição no esporte, no qual iniciou quando tinha 1 ano de idade. Ele cresceu ao sul da ilha de Florianópolis, em uma comunidade conhecida como Rio Tavares e em um ambiente extremamente propício ao surf e outros esportes radicais.
Ele tem destaque no skate desde pequeno e, aos 14 anos, conquistou seu primeiro pódio no X-Games, o maior torneio de esportes radicais do mundo. Ele foi seis vezes campeão da competição, além de ter conquistado a prata outras três. Ao todo, ele soma 10 medalhas no evento, contando com o bronze da estreia.
O catarinense também foi campeão mundial de park na primeira edição da competição, em 2018, na China. A classificação para Tóquio 2020 se deu por meio do resultado da etapa Dew Tour, nos Estados Unidos, já que o mundial deste ano foi cancelado devido à pandemia de coronavírus. Pedro Barros ocupa o quarto lugar no ranking mundial masculino na categoria.