Panam Sports nomeia atletas e dirigentes de peso para liderar o esporte nas Américas até 2028

Panam Sports nomeia atletas e dirigentes de peso para liderar o esporte nas Américas até 2028

Com 35 países representados, as 16 comissões da Panam Sports reúnem medalhistas olímpicos, gestores experientes e nomes históricos como Paula Pareto, Félix Sánchez, Cecilia Tait e Isabel Swan para conduzir o futuro do esporte continental.

Por Paulo Pinto / Global Sports
Curitiba, 8 de abril de 2025

A Panam Sports anunciou a composição das 16 comissões que irão coordenar e impulsionar o desenvolvimento do esporte nas Américas entre 2025 e 2028. Entre os nomes nomeados estão medalhistas olímpicos consagrados, dirigentes experientes e referências políticas e esportivas dos 35 países que integram a entidade. A argentina Paula Pareto, o dominicano Félix Sánchez, a peruana Cecilia Tait, a mexicana Alejandra Orozco e a brasileira Isabel Swan são alguns dos nomes que, ao lado de lideranças administrativas como Mario Moccia e Alicia Morea, irão moldar o novo ciclo olímpico do continente.

Membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), lideranças esportivas, autoridades políticas e dez medalhistas olímpicos estarão à frente das 16 comissões que irão traçar os rumos do esporte nas Américas entre 2025 e 2028. A composição das comissões foi anunciada na semana passada pela Panam Sports, entidade que regula o esporte continental.

Reunindo 35 países e mais de 1 bilhão de habitantes em três grandes regiões e no Caribe, o novo corpo técnico conta com dez atletas olímpicos com trajetória de excelência, como a judoca Paula Pareto, da Argentina — campeã olímpica no Rio 2016 e bronze em Pequim 2008 —, primeira mulher argentina a conquistar o ouro em um esporte individual. Médica formada pela Universidade de Buenos Aires, Pareto, que ingressou no COI em 2024, integrará a Comissão Médica.

Distribuição dos países independentes nas três Américas, considerando América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul. Ao todo, são 35 nações soberanas no continente © Global Sports

Também integram o grupo a mexicana Alejandra Orozco Loza, medalhista de prata aos 15 anos na plataforma sincronizada de 10m nos Jogos de Londres 2012 (a mais jovem medalhista olímpica mexicana) e bronze em Tóquio 2020, e o dominicano Félix Sánchez, bicampeão olímpico nos 400 metros com barreiras em 2004 e 2012 — sendo este último conquistado aos 34 anos, feito que o tornou o mais velho campeão da história da prova. A peruana Cecilia Tait, medalhista de prata em Seul 1988 com a seleção de vôlei do Peru, também integra o seleto grupo. “La Zurda de Oro” ainda defendeu sua seleção em Moscou 1980 e Los Angeles 1984.

As nomeações abrangem também líderes com vasta experiência na gestão esportiva. O presidente do Comitê Olímpico Argentino, Mario Moccia, estará à frente da Comissão Técnica, enquanto Alicia Morea, referência histórica na promoção da igualdade de gênero, segue liderando a Comissão de Mulheres no Esporte. Víctor Sérgio Groupierre foi nomeado para o painel de coordenação dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2027, e María Julia Garisoain comandará a Comissão de Esporte Seguro. Já a secretária do COA, Mabel Roca, passa a integrar a Comissão de Sustentabilidade.

https://www.sicoob.com.br/web/sicoobcentralscrs

O grupo liderado por Paula Pareto inclui ainda figuras olímpicas consagradas como Tricia Smith, Melissa Humana-Paredes, María Caridad Colón, Bernard Rajzman, Anthony Azevedo, Isabel Swan e a própria Cecilia Tait — todos com passagens marcantes por Jogos Olímpicos e profundo engajamento na estrutura esportiva de seus países.

O presidente da Panam Sports, Neven Ilic, enfatizou a importância estratégica dessas nomeações. “Escolhemos profissionais e atletas excepcionais, pessoas apaixonadas que tenho certeza de que contribuirão de forma decisiva para o desenvolvimento da nossa organização e do esporte nas Américas, sempre colocando os atletas no centro das decisões.”

A secretária-geral do Comitê Olímpico Venezuelano, Katiuska Santaella, celebrou sua inclusão na comissão. “Estou muito feliz em fazer parte deste grupo. Já enviamos, por meio da presidente Alicia Morea, uma carta de felicitações à nova presidente do Comitê Olímpico Internacional, Kirsty Coventry”, declarou à mídia venezuelana Primícia. Santaella antecipou ainda que uma agenda de trabalho será elaborada para implementar ações concretas em prol do esporte feminino.

Confira abaixo os dirigentes que liderarão cada uma das 16 comissões da Panam Sports para o ciclo 2025–2028.

COMISSÃO DE ATLETAS: Isabel Swan (Brasil)
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ACADEMIAS OLÍMPICAS: Sara Rosario (Porto Rico)
COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DOS JOGOS PAN-AMERICANOS LIMA 2027: Damaris Young (Panamá)
COMISSÃO DE MARKETING, IMAGEM E TELEVISÃO: David Shoemaker (Canadá)
COMISSÃO MÉDICA: Alejandro Orizola (Chile)
COMISSÃO DO PROGRAMA ESPORTIVO PAN-AMERICANO: Neven Ilic (Chile)
COMISSÃO DE MULHERES NO ESPORTE: Alicia Morea (Argentina)
COMISSÃO PAN-AMERICANA DE SOLIDARIEDADE: Camilo Pérez (Paraguai)
COMISSÃO DE SUSTENTABILIDADE: Alfred Emmanuel (Santa Lúcia)
COMISSÃO TÉCNICA: Mario Moccia (Argentina)
COMISSÃO DE ESPORTE SEGURO: Nicole Hoevertsz (Aruba)
COMISSÃO DE PRÊMIOS: Julio Maglione (Uruguai)
COMISSÃO DE ÉTICA E GOVERNANÇA: Tricia Smith (Canadá)
COMISSÃO DE FINANÇAS E AUDITORIA: Gene Skyles (Estados Unidos)
COMISSÃO JURÍDICA: Michel Chambers (Canadá)

https://www.originaltatamis.com.br/

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *