A 100 dias dos Jogos de Inverno de Pequim 2022, Brasil conquista vaga no esqui alpino

A 100 dias dos Jogos de Inverno de Pequim 2022, Brasil conquista vaga no esqui alpino

Última atualização do ranking da FIS assegura classificação do país. As outras três vagas são do esqui cross country

Fonte COB
31 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

Faltam cem dias para os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022. A marca atingida na quarta-feira (27) chega com a conquista da quarta vaga do Brasil para o evento, no esqui alpino masculino. Atualmente, três atletas estão elegíveis para a competição: Michel Macedo, Valentino Caputi e Christopher Holm. Além dessa vaga, o Brasil já tem outras três asseguradas no esqui cross country, duas no feminino e uma no masculino. O país também busca classificação nas modalidades de gelo – no bobsled, monobob e skeleton.

De acordo com a última atualização do ranking do esqui alpino da Federação Internacional de Esqui (FIS), o Brasil já teve um atleta que cumpriu cinco provas com menos de 160 pontos FIS, o que garante uma vaga para o país.

“O esqui alpino é uma modalidade muito tradicional para o Brasil nos Jogos de Inverno, dando início à nossa participação olímpica em Albertville 1992 e sendo a única presente em todas as edições até hoje. É muito importante saber que nos mantivemos nessa disputa e com um nível ainda maior. E ainda podemos garantir também uma vaga no feminino até o fechamento do ranking”, disse Pedro Cavazzoni, CEO da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), lembrando que Isabella Springer pode classificar o país novamente para os Jogos.

Para as vagas do esqui cross country, a CBDN definirá quem será convocado de acordo com o desempenho dos atletas em provas realizadas até dia 16 de janeiro. Jaqueline Mourão, que pode chegar a sua oitava participação olímpica entre Verão e Inverno, Bruna Moura, Eduarda Ribera e Mirlene Picin disputam as vagas no feminino, enquanto Manex Silva, Steve Hiestand e Victor Santos são os principais nomes entre os homens.

Michel Macedo, Valentino Caputi e Christopher Holm são os atletas elegíveis para a vaga no esqui alpino masculino © COB

O Brasil também busca classificação nas modalidades de gelo. Neste momento, equipes de bobsled e Marina Tuono, do monobob, estão na América do Norte, onde farão as primeiras competições desta reta final rumo aos Jogos de Inverno. Nicole Silveira, do skeleton, também está a caminho. Na última segunda-feira (25), a gaúcha alcançou a oitava colocação em competição de teste para Pequim e está muito próxima da vaga. Todos competem a partir de novembro na Copa América, que dá pontos para o ranking olímpico.

“A expectativa do time inteiro está muito grande, muito positiva. Treinamos bastante em Lake Placid e, nesta terça, partimos para Whistler, onde disputamos a primeira competição da temporada e começamos nossa caminhada rumo à classificação para os Jogos Olímpicos. Contamos com a torcida de todos”, disse Edson Bindilatti, piloto da equipe de bobsled, que conta também com Edson Martins, Erick Vianna, Rafael Souza, Jefferson Sabino e Luis Henrique Bacca.

Pequim 2022 será a nona participação brasileira em Jogos de Inverno, iniciada em Albertville 92. Até hoje, 35 atletas do Brasil, sendo dez mulheres, em oito esportes, participaram da competição. O recorde do país foi em Sochi 2014, com 13 atletas em sete modalidades. A melhor colocação brasileira na história veio em Turim 2006 com o nono Iugar de Isabel Clark no snowboard cross.

Os Jogos Olímpicos de Inverno acontecem de 4 a 20 de fevereiro e a Cerimônia de Abertura será realizada no Estádio Nacional de Pequim, o Ninho de Pássaro.

https://carros.peugeot.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *