Surfe, skate e escalada esportiva já fazem parte do programa olímpico inicial de Los Angeles 2028

Surfe, skate e escalada esportiva já fazem parte do programa olímpico inicial de Los Angeles 2028

Com um COI extremamente otimista, as modalidades foram avaliadas como um ponto de interesse dos jovens

Por Helena Sbrissia / Global Sports
10 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)

Em comunicado feito nesta quinta-feira (9), o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que o surfe, o skate e a escalada esportiva, modalidades que estrearam nas Olimpíadas de Tóquio 2020, foram incluídos inicialmente no programa olímpico de Los Angeles 2028. A 139ª sessão do COI, será realizada em fevereiro de 2022, irá aprovar o programa inicial.

O surfe, skate e escalada foram modalidades que tiveram um enorme sucesso entre os espectadores jovens nos Jogos de Tóquio e já constam na programação de Paris 2024. Isso significa que eles terão direito a uma parte da receita de transmissão de Los Angeles 2028, já que serão incluídos como esportes integrantes.

“Esses esportes essenciais na Costa Oeste compartilham uma energia jovem e criativa, e serão perfeitos para as Olimpíadas de Los Angeles 2028. Estamos ansiosos para que o programa inclua alguns dos esportes mais icônicos da nossa cidade, portanto, recebemos a proposta do COI com muita satisfação. Essas modalidades trarão novo entusiasmo e relevância para os Jogos”, são as palavras do presidente de LA28, Casey Wasserman.

Thomas Bach, o presidente do COI, disse que a proposta de inclusão das três modalidades “é baseada no enorme sucesso obtido em Tóquio 2020, um compromisso com a inovação que também reconhece as raízes profundas de cada um desses três esportes em Los Angeles e na Califórnia.” O programa Los Angeles 2028 deve ser finalizado em dezembro de 2024.

Contudo, outras três modalidades não entraram na lista inicial de 28 esportes para 2028: levantamento de peso, boxe e pentatlo moderno. Segundo Bach em coletiva de imprensa virtual ao final de uma reunião do Conselho Executivo da entidade, esses esportes precisam atender critérios em 2023 para serem incluídos.

O presidente do COI, Thomas Bach, reiterou que ainda é possível que o boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno integrem o programa olímpico ©

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) precisa finalizar uma proposta para substituição da equitação no formato geral da competição antes que o esporte possa integrar novamente o programa olímpico. Para Bach, a proposta da entidade precisa “demonstrar uma redução significativa em custo e complexidade e melhoria nas áreas de segurança, acessibilidade, universalidade, apelo para a juventude e o público em geral.”

O resultado segue as preocupações decorrentes do escândalo nas Olimpíadas de Tóquio 2020, em que a treinadora alemã Kim Raisner foi mandada para casa por socar o cavalo Saint Boy, que foi um dos que se recusou a pular no evento feminino. A UIPM foi criticada por atletas por descuidar da equitação e pelo processo que levou à polêmica decisão. Segundo o diretor de esportes do COI, Kim McConnell, os testes para substituir a equitação aconteceriam no verão europeu e, para ele, “os atletas precisam ser parte central desse processo.”

Já a Associação Internacional de Boxe (AIBA) e a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) possuem problemas de longa data relacionados à governança das entidades, o que levou Bach de as chamar de “crianças problemáticas”. A reintegração da AIBA como entidade olímpica é possível, mas precisa acontecer, até 2023, seguir à risca, o roteiro elaborado pelo COI sobre finanças, governança, arbitragem e julgamento.

A AIBA deve “demonstrar que abordou com sucesso as preocupações contínuas em torno de sua governança, transparência financeira e sustentabilidade e integridade do processo de arbitragem e julgamento” para que o boxe seja incluído no Los Angeles 2028.

Bach advertiu que a IWF deve mostrar “sua transição para conformidade e mudança efetiva de cultura” e “deve abordar com sucesso os incidentes históricos de doping no esporte e garantir a integridade, robustez e total independência do antidoping” para que o levantamento de peso seja apresentado nos Jogos de 2028.

banner fiore

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *