Putin estipula prazo para seu primeiro-ministro organizar os Jogos Mundiais da Amizade após Paris 2024

Putin estipula prazo para seu primeiro-ministro organizar os Jogos Mundiais da Amizade após Paris 2024

O presidente russo propôs oficialmente ao seu governo que eles organizassem os Jogos Mundiais da Amizade logo após as Olimpíadas de Paris 2024.

Por Mike Rowbottom / Inside the Games
22 de maio de 2023 / Curitiba (PR)

Os Jogos são os Jogos inaugurais dos Brics, envolvendo a associação composta pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Putin deu prazo ao primeiro-ministro Mikhail Mishustin até 1º de julho para tomar as devidas providências, de acordo com o Kremlin.

A proposta pode ser tratada na Cúpula dos Brics a ser realizada em Johanesburgo, na África do Sul, em agosto, na qual o líder russo poderá participar.

No início de maio, Vladimir Putin acusou funcionários de organizações esportivas internacionais de “precipitar o Movimento Olímpico internacional”, acrescentando que o esporte deve servir como uma ponte entre povos e países, especialmente quando há conflitos.

A iniciativa veio do ministro dos Esportes da Rússia, Oleg Matytsin, que em março também propôs sediar os primeiros Jogos da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), que inclui países como China, Índia, Paquistão e Repúblicas da Ásia Central.

“Nossa missão conjunta é fazer todo o possível para que atletas e grandes competições internacionais não sejam objeto de ações políticas”, disse Matytsin que completou. “Isso só é possível em condições de direitos iguais e respeito entre todos os participantes.”

O ministro dos Esportes da Rússia, Oleg Matytsin, é uma figura-chave na organização dos Jogos do Brics propostos para o próximo ano © Getty Images

Em março, o Comitê Olímpico Internacional, que ainda não decidiu definitivamente se os atletas russos ou bielorrussos poderão competir em Paris 2024 sob qualquer circunstância, disse que equipes e atletas que apoiam a guerra ou pertencem a clubes ligados às forças armadas ou às forças de segurança não seriam admitidos na competição.

De acordo com Matytsin, nessas circunstâncias, mesmo que os atletas russos possam competir como “indivíduos neutros”, o número máximo de participantes do lado russo será de cerca de 180 atletas.

Após as discussões no início de maio, o site oficial do Kremlin citou Matytsin dizendo: “proporemos intensificar a prática de realizar competições em um formato aberto com o convite dos países parceiros.

“Continuamos a cumprir as instruções de Vladimir Putin, para organizar e realizar os Jogos Mundiais da Amizade no outono de 2024.

“Consideramos necessário usar ao máximo os recursos de organizações públicas e estatais russas e internacionais para a realização bem-sucedida dos Jogos, que devem ser realizados regularmente no futuro.”

Entre os executivos ligados à organização do evento está Alexey Sorokin, ex-executivo-chefe do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA de 2018, realizado na Rússia.

Um evento multiesportivo conhecido como Jogos da Amizade foi organizado na União Soviética e oito de seus aliados em 1984, no que foi amplamente visto como uma alternativa às Olimpíadas de Los Angeles de 1984 por causa de um boicote liderado por Moscou. Isso se seguiu ao boicote liderado pelos Norte-Americanos a Moscou em 1980.

banner fiore

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *