Projeto conta com apoio dos governos do Estado de São Paulo e do Japão e visa a estimular a formação de judocas desde a base ao alto rendimento
Por Helena Sbrissia e Paulo Pinto / Global Sports
7 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)
Está marcado para o dia 30 de agosto o lançamento oficial do projeto Arena Olímpica e Centro de Excelência do Judô de São Bernardo do Campo. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura da cidade, o governo estadual e a Federação Paulista de Judô (FPJudô) e tem como principal objetivo oferecer as melhores condições possíveis para a formação de cerca de 70 atletas de 15 a 21 anos, com potencial de conquista em importantes competições como mundiais e Jogos Olímpicos.
O prefeito Orlando Morando (PSDB) adiantou: “A partir do dia 1º de setembro, os atletas pré-selecionados iniciam suas atividades. Estou muito feliz em saber que neste espaço serão formados atletas que poderão lutar por medalhas em diversas competições de alto rendimento”.
Como o objetivo principal do projeto é o alto rendimento de judocas em formação, diversas iniciativas sociais serão desenvolvidas para que garotos e garotas da região comecem a praticar judô; os destaques serão direcionados dentro do próprio projeto. Para o prefeito, os atletas que participarem do centro de excelência serão espelho para futuras gerações.
Parcerias entre governos e a FPJudô propagam
o fomento da modalidade
Enquanto a prefeitura atua como a gestora do projeto, o governo do Estado se compromete, por intermédio da Secretaria de Esporte, com o fomento esportivo desde as categorias de base até o alto rendimento. Para isso, a FPJudô fornece o suporte técnico para a melhor execução do projeto.
Em fevereiro deste ano, a federação concretizou um projeto idealizado por Alessandro Puglia, então vice-presidente da FPJudô: uma parceria entre a entidade e o governo do Japão. Por intermédio do cônsul-geral Kuwana Ryosuke e do vice-cônsul Watanabe Sota, o Consulado Geral do Japão confirmou a aprovação do convênio.
“Em nome da diretoria da Federação Paulista de Judô e de todos os praticantes da modalidade, fazemos um agradecimento especial ao governo japonês e a Kuwana Ryosuke, cônsul-geral do Japão em São Paulo, que mobilizou grande parte de sua equipe para concretizar esse convênio tão importante para o judô do Estado de São Paulo”, disse Puglia.
Este convênio permitiu o fornecimento de equipamento para a FPJudô, que os repassou para a prefeitura. “O consulado do Japão doou materiais esportivos e estamos prospectando parcerias com empresas privadas”, informou Alex Mognon, secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo.
Incremento do esporte em São Bernardo do Campo
Mognon explicou que o espaço em que o projeto será incorporado é completamente destinado para a prática esportiva de diversas modalidades, incluindo o atletismo, handebol, futebol, futsal, xadrez, damas e ginástica artística. “O projeto de formação de excelência de judô em si é uma parceria com o governo do Estado, no qual os atletas e equipe técnica que estavam acomodados no centro do Ibirapuera serão alocados em São Bernardo do Campo nos próximos dias, após um processo seletivo.”
Portanto, o dojô constitui apenas uma parte do projeto, o que o prefeito e o secretário chamam de “a cereja do bolo”. Há toda uma estrutura preparada especialmente para o maior conforto dos atletas e para que haja o melhor aproveitamento possível, com refeitório estruturado, vestiário com acomodações e hospedagem para atletas que vierem de outros cantos do Brasil.
“Então, eles serão atendidos de maneira ampla e, futuramente, terão uma academia muito bem montada. Será um projeto de primeiro mundo para prospectar e formar grandes campeões para o judô”, disse o prefeito Orlando Morando.
Os judocas selecionados terão todo o atendimento necessário para crescer dentro do esporte, o que inclui, além de excelente alimentação e alojamento, o acompanhamento psicológico, fisioterapêutico e os treinamentos técnicos com preparadores de ponta. “É neste momento, em que os olhos estão voltados para a Olimpíada, que nós trazemos a finalização desse projeto para cuidar, também, do esporte em nível local com muito respeito e muito carinho”, complementou.
São Bernardo do Campo é uma cidade conhecida por ser um grande celeiro de formação e atletas, portanto, o atletismo e outros esportes já contam com um centro de excelência com estrutura singular, como explicou o secretário Mognon.
“O handebol também já está bem situado, com grandes acomodações e boas equipes de base. Para a ginástica artística nós temos um ginásio muito bom no próprio complexo da Arena Olímpica, com uma estrutura privilegiada e com uma equipe de base que é referência em nível Brasil. Portanto, diversas modalidades estão sendo incentivadas pelo município.”
Para o prefeito, todo esse cuidado serve “para dar as melhores condições possíveis no desenvolvimento de talentos para que um dia eles possam representar o Estado e País nas grandes competições nacionais e internacionais.”