Fórum Internacional para Integridade Esportiva destaca esforços para impedir corrupção no esporte

Fórum Internacional para Integridade Esportiva destaca esforços para impedir corrupção no esporte

Mais de 500 participantes se juntaram à quarta edição do fórum organizado pelo COI e realizado de maneira virtual

Fonte COI
14 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)

Na terça-feira (9) foi realizada a quarta edição do evento liderado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que contou com mais de 500 participantes. O valor das parcerias entre as entidades foi um dos temas centrais ao longo das discussões, que contaram com a presença de todas as quatro organizações intergovernamentais especializadas na área: o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC); o Conselho da Europa (CoE); a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); e a Interpol.

Durante o evento, representantes do Movimento Olímpico, governos, agências intergovernamentais, entidades de apostas e outros especialistas reconheceram a importância da cooperação mútua entre entidades, colocando em pauta a Parceria Internacional Contra a Corrupção no Esporte (IPACS), com o objetivo de proteger a credibilidade e integridade do esporte. O IPACS foi criado durante a segunda edição do Fórum Internacional para Integridade Esportiva (IFSI), em 2017.

O presidente do COI Thomas Bach reiterou o compromisso da entidade na luta contra a manipulação de competições e a corrupção no esporte. “Essa é uma tarefa recorrente e todos os esforços anteriores que fizemos, desde a primeira edição do IFSI em 2015, estão funcionando. Contudo, para termos uma abordagem realmente eficaz, precisamos ter o apoio dos governos, principalmente no que diz respeito à legislação e ao compromisso das entidades responsáveis pela aplicação da Lei.”

Bach reiterou a importância que todos unam esforços, já que essa é a única maneira de vencer a luta contra a corrupção e a má gestão no esporte. O IFSI também destacou a importância da boa governança como fator atenuante dos riscos de corrupção em organizações esportivas, destacando a necessidade de cooperação para a troca de informações sobre casos de corrupção.

Na segunda parte do fórum, os participantes reconheceram as conquistas obtidas através da estratégia dos três pilares, que abrange os domínios da legislação: regulamentação, sensibilização / capacitação e inteligência / investigação. Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nenhum incidente foi relatado e nenhuma ação disciplinar precisou ser aplicada.

Em Pequim 2022, uma campanha educacional, regras, processos robustos e monitoramento 24h por dia de todos os eventos olímpicos estarão em vigor novamente para que a nenhum incidente relacionado seja registrado novamente. No evento foi apresentada a revisão do Código do Movimento Olímpico para a Prevenção da Manipulação de Competições, que visa fortalecer os mecanismos de denúncia segura, programas de sensibilização e processos de compliance.

Paralelamente ao fórum, o COI e o UNODC assinaram um memorando para fortalecer ainda mais os laços entre as duas organizações, com o objetivo de combater a corrupção e o crime no esporte, com foco especial na prevenção do crime juvenil, da violência e do uso de drogas por meio do esporte.

Assista AQUI a gravação completa do evento.

https://carros.peugeot.com.br

 

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *