No dia nacional dos clubes esportivos sociais, CBC comemorou 31 anos de história

No dia nacional dos clubes esportivos sociais, CBC comemorou 31 anos de história

Objetivo inicial do comitê era incentivar e ajudar na criação das primeiras federações estaduais

Fonte CBC
14 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)

O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) completou 31 anos de existência no dia 9 de novembro. Criado em 1990 ainda com o nome de Confederação Brasileira de Clubes, o objetivo inicial era incentivar e ajudar na criação das primeiras federações estaduais, bem como instituir e apoiar a realização de congressos para o aprimoramento do segmento.

Mas o crescimento do CBC não parou, e em 2002 apoiou a constituição da FENACLUBES, entidade sindical de primeiro grau para atuar de forma conjunta na defesa dos clubes junto ao Congresso Nacional e o Governo Federal. Posteriormente, em 2011, o CBC conseguiu sua inclusão no Sistema Nacional do Desporto (SND) como representante do segmento de clubes e passou a receber recursos das loterias federais para apoiar os clubes na formação de atletas, sua maior conquista.

Ao completar 31 anos de história, o CBC comemora o rumo certo que tomou, uma vez que são mais de 230 clubes que já se integraram e já participaram do Programa de Formação de Atletas (PFA), atendendo as cinco regiões do país. A data também encerra a campanha CBC 30 anos, evento de grande sucesso entre os clubes, confederações, atletas e colaboradores do CBC.

Foram várias atividades no último ano, e o CBC agradece os depoimentos de clubes e colaboradores sobre a importância da entidade, a criação de uma linha do tempo destes 30 anos e ainda o “#AoVivoComCBC”, uma série de Lives que abordou a trajetória do CBC neste período.

Em 9 de novembro também é comemorado o dia nacional dos clubes esportivos sociais. A data instituída pela Lei № 12.333/10 tem o objetivo de homenagear estes que são a base do esporte em nosso país, e faz referência à data de criação do CBC.

O CBC se orgulha de sua história e agora por seus 31 anos de atuação conjunta com os clubes! E parabéns para todos aqueles que são os pilares do esporte em nosso país.

banner fiore

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *