Comissão do Esporte da Câmara aprova isenção para equipamentos usados no treinamento de atletas

Comissão do Esporte da Câmara aprova isenção para equipamentos usados no treinamento de atletas

Benefício tributário será válido por cinco anos e inclui equipamentos para academias e material esportivo destinado ao treinamento e à preparação de equipes e atletas brasileiros

Fonte Agência Câmara de Notícias
29 de agosto de 2023 / São Paulo

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputado aprovou proposta que isenta do Imposto de Importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) equipamentos e materiais esportivos destinados a competições, ao treinamento e à preparação de equipes e atletas brasileiros. O benefício tributário será válido pelo período de cinco anos e abrange também as academias de condicionamento físico.

O texto aprovado se aplica a aquisições, incluindo importações, feitas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, pelo Comitê Brasileiro de Clubes e pelas entidades nacionais de administração do esporte filiadas ou vinculadas a eles.

Relator no colegiado, o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) recomendou a aprovação do Projeto de Lei 6525/19, do deputado Luiz Lima (PL-RJ), com emenda que estende o benefício tributário ao Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, que representa entidades de prática paradesportiva de pessoas com deficiência, bem como a aquisição de equipamentos por academias usados na preparação dos atletas.

O deputado Diego Garcia recomendou a aprovação da proposta © Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Em todos os casos, a isenção está condicionada à comprovação da regularidade fiscal do beneficiário e à adequação dos equipamentos ao programa do atleta ou da entidade esportiva.

Por fim, a proposta estabelece que os produtos adquiridos poderão ser transferidos pelo valor de compra, sem o pagamento dos impostos, para qualquer pessoa após quatro anos; ou, em qualquer momento, para pessoa ou empresa que atenda às condições estabelecidas no programa.

Tramitação

A proposta será ainda analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba MAIS sobre a tramitação de projeto de lei

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *