O Centro de Treinamento Olímpico possuirá mais de 3.100 metros quadrados e contará com pistas de street e park, além de um half pipe
Por CBSk
12 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)
A Confederação Brasileira de Skate (CBSk) anuncia que a Skate Spot é a vencedora do edital do projeto do Centro Olímpico de Skate. O complexo esportivo será construído em Campinas (SP) por meio de parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Em 29 de outubro, a CBSk publicou edital de concurso para a escolha do projeto. Ao longo da quarta-feira (8), a comissão julgadora formada pela CBSk elegeu o projeto vencedor entre as duas propostas apresentadas.
- Projeto 1: Skate Spot Construções, Incorporações e Arquitetura Ltda – 69,23% dos votos
- Projeto 2: Pug Skate Gestão Esportiva Ltda – 30,77% dos votos
Os nomes das duas empresas foram mantidos em sigilo até o encerramento da votação.
A Comissão Julgadora foi composta pelos 12 skatistas (12 votos) que integram a Seleção Brasileira Olímpica de Skate; pela Comissão Técnica da CBSk (quatro votos); pelos Comitês de Park e Street (um voto por Comitê); pelas federações e associações filiadas à CBSk (14 votos); pelo Conselho Consultivo de Gestão da CBSk (um voto); e pela diretoria da CBSk (sete votos).
“Esse é mais um passo importante para a concretização desse sonho. O Centro de Treinamento Olímpico de Skate será crucial na preparação dos skatistas brasileiros para os Jogos de Paris 2024 e ao mesmo tempo é também um legado para o skate brasileiro. Sinto uma satisfação imensa pela forma como escolhemos o projeto, em uma votação democrática e dando voz a agentes fundamentais. Agradecemos a todas as construtoras que participaram de todo o processo, principalmente a Skate Spot e a Pug Skate, que chegaram à fase final”, destaca Eduardo Musa, presidente da Confederação Brasileira de Skate.
O projeto aprovado
Com mais de 3.100 metros quadrados, o Centro de Treinamento Olímpico contará com pistas de street e park e um half pipe (vertical). O complexo esportivo também terá toda a estrutura para as atividades administrativas e multidisciplinares, como: academia, vestiários, fisioterapia, centro de convivência, alojamentos etc.
O terreno para a construção – no já existente Centro Esportivo de Alto Rendimento – os alojamentos e projetos sociais que ali funcionarão serão de atribuição da Prefeitura de Campinas. O Ministério da Cidadania investirá R$ 8 milhões na construção, que serão repassados à prefeitura por meio da Secretaria Especial do Esporte.
A CBSk é responsável pelo projeto, que será doado ao município para a devida licitação. Também caberá à Confederação a administração do espaço, a ser estabelecida em contrato de 10 anos com renovação pelo mesmo período. A previsão é de que o Centro Olímpico de Skate tenha suas obras entregues e atividades em funcionamento no segundo semestre de 2022.