AIBA permanece suspensa pelo Conselho Executivo do COI, enquanto IWF permanece por um triz

AIBA permanece suspensa pelo Conselho Executivo do COI, enquanto IWF permanece por um triz

A situação das entidades foi discutida pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional no dia 9 de dezembro

Fonte COI
10 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)

O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional optou, esta semana, por manter a suspensão da Associação Internacional de Boxe (AIBA) enquanto entidade olímpica, enquanto a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) permanece nesse status por apenas um triz. Após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Conselho tomou nota de diversas questões que permaneceram sem resolução em ambas as entidades.

Na AIBA, as áreas que mais geram preocupação são a de governança, finanças, árbitros e juízes. Foi solicitado ao diretor-geral e ao diretor de ética e conformidade do COI que houvesse um acompanhamento da situação para fazer uma análise e efetuar uma nova avaliação do caso. Uma série de medidas foram exigidas pelo COI para que esta conversa continue a acontecer, por mais que a suspensão, por enquanto, esteja mantida. São elas:

  • Aumentar a transparência e a sustentabilidade financeira, inclusive por meio da diversificação das receitas;
  • No que diz respeito à credibilidade das competições de boxe, mudar o processo de árbitros e juízes para garantir a integridade, incluindo um período de monitoramento para as próprias competições da AIBA, antes de Paris 2024;
  • Garantir a implementação plena e efetiva de todas as medidas propostas pelo professor Haas e sua equipe, incluindo a mudança de cultura, no que diz respeito à governança;
  • Manter o Conselho Executivo do COI atualizado sobre todas as questões.

Caso as medidas sejam cumpridas de maneira satisfatória, o COI pode acabar com a suspensão de reconhecimento olímpico da AIBA em 2023. A inclusão do boxe na lista de esportes para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 está sujeita ao cumprimento das condições listadas acima.

Para referência, o relatório do comitê de inquérito do COI, publicado em 21 de maio de 2019, descreveu em detalhes o porquê das preocupações do COI em relação à AIBA. Este relatório levou à decisão da sessão do COI, em junho de 2019, de suspender o reconhecimento da AIBA. Consulte o relatório completo clicando AQUI.

O Conselho Executivo também expressou uma série de preocupações sobre a situação de IWF. O COI já demonstrou plena insatisfação com a atual liderança da entidade, que está atrasando ainda mais a imprescindível mudança de cultura. Portanto, o COI também listou uma série de exigências à IWF.

  • Confirmação de que não haverá um relaxamento dos critérios de elegibilidade na atual constituição da IWF ou a aplicação desses critérios;
  • A execução das eleições da entidade sem mais delongas;
  • A confirmação de que a ligação entre o número de vagas de cota disponíveis por país e o histórico de doping das respectivas federações nacionais será mantida no sistema de qualificação proposto para Paris 2024.

Embora a IWF seja totalmente reconhecida pelo COI, ela permanece sob monitoramento estrito e sujeita a revisão contínua pelo Conselho Executivo da entidade. Em fevereiro de 2021 o COI, inclusive, notificou a IWF sobre uma série de preocupações e considerações que deveriam receber atenção o mais breve possível.

https://carros.peugeot.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *