Brasil conquista sete ouros, seis pratas e dez bronzes em Campeonatos Mundiais e fica em 11º em quadro de medalhas que soma resultados das modalidades olímpicas em 2022; EUA lideram
Por Guilherme Costa / GE
30 de dezembro de 2022 / Curitiba (PR)
Se tivesse uma edição das Olimpíadas de verão em 2022, o Brasil terminaria na décima primeira posição no quadro de medalhas. Essa projeção soma os resultados dos 48 Campeonatos Mundiais das mais variadas modalidades disputados em 2022. Nesse hipotético quadro, os EUA terminam em primeiro lugar, a China em segundo e o Brasil na 11ª posição.
É importante lembrar que a Rússia, por conta da Guerra com a Ucrânia, iniciada em fevereiro, levou uma sanção de praticamente todas as Federações Internacionais, e não pôde disputar os Campeonatos Mundiais de 2022. Assim, uma das maiores potências esportivas do mundo, ficou zerada no quadro abaixo.
Para as Olimpíadas de 2024, se a Rússia realmente não fizer parte da competição, nove dos dez lugares do top 10 já estão praticamente garantidos. As super-potências EUA e China, as potências que foram sedes recentes Grã Bretanha e Japão, a próxima sede França, além de Austrália, Alemanha, Itália e Holanda devem fechar o top 9, restando um lugar no sonhado top 10.