As propostas de adesão serão realizadas na 139ª sessão do COI, realizada após os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022
Fonte COI
13 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)
Uma série de propostas de adesão serão apresentadas pelo Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) na 139ª sessão da entidade, que será realizada em Pequim em fevereiro de 2022. Como recomendações da comissão eleitoral dos membros do COI, são propostas a eleição de três novos membros do COI; a eleição de quadro membros honorários; reeleição de um membro; reeleição e mudança de status de um membro; e extensão do mandato de um membro.
Três novos membros propostos para eleição
O Conselho Executivo aprovou na quinta-feira (9) a nomeação de três candidatos para eleição como membros do COI pela sessão de Pequim. Dois candidatos – uma mulher e um homem – foram propostos como indivíduos independentes, sendo eles Danka Bareková, da Eslováquia, e Yiech Pur Biel, refugiado. A nomeação deste é possível após as emendas feitas à Carta Olímpica de Tóquio, que passou a permitir que até sete membros do COI sejam eleitos em casos especiais, sem necessidade de nacionalidade ou de integração com um Comitê Olímpico Nacional (CON).
Foi proposto um candidato vinculado à sua função dentro de uma federação internacional, sendo ele o francês David Lappartient, o presidente da Union Cycliste Internacionale. Os candidatos foram submetidos a verificação de integridade conduzidas pela comissão de ética do COI.
Membros honorários do COI
Atingindo o limite de idade no final do ano de 2022, três membros do COI serão propostos à sessão para eleição como membros honorários, com seus mandatos começando em 1º de janeiro de 2023. São eles o canadense Richard W. Pound, o israelense Alex Gilady e o húngaro Pál Schmitt.
O Conselho Executivo também irá propor à sessão, em fevereiro de 2022, a eleição do suíço René Fasel como membro honorário, tendo em vista que ele serviu a entidade por mais de 10 anos. A adesão de Fasel ao COI foi cessada em setembro deste ano.
Membro do COI a ser reeleito em 2022
Chegando ao final de seu mandato de oito anos, o dinamarquês Poul-Erik Høyer, membro vinculado à sua função como presidente da Federação Mundial de Badminton, eleito em 2014, será proposto para reeleição.
Também chegando ao final de seu mandato, a Nicole Hoevertsz, de Aruba, que é membro vinculado à sua função como secretária-geral do CON de Aruba, eleita em 2006 e reeleita em 2014, será proposta para reeleição e para uma mudança de status para indivíduo independente devido aos cargos ocupados dentro do COI, incluindo vice-presidente do COI e presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Extensão do mandato de um membro do COI
O Conselho Executivo do COI concordou em apresentar à sessão a prorrogação do mandado do membro do COI Luis Alberto Moreno, da Colômbia, que é associado como indivíduo independente desde 2016, por mais quatro anos a partir de 1º de janeiro de 2024. Ele é presidente da Comissão de Relações Públicas e Desenvolvimento Social do COI através da Comissão de Esportes e também observador permanente do COI nas Nações Unidas desde 2019.