Segundo Thomas Bach, o apoio do COI ao Comitê Olímpico do Afeganistão é uma demonstração de solidariedade

Segundo Thomas Bach, o apoio do COI ao Comitê Olímpico do Afeganistão é uma demonstração de solidariedade

O Comitê Olímpico Internacional (COI) ajudou a comunidade olímpica no Afeganistão após a crise humanitária ter estourado recentemente

Por COI
9 de setembro de 2021 / Curitiba (PR)

Contatado pelo Comitê Olímpico do Afeganistão já no encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o COI começou a trabalhar imediatamente para ajudar as pessoas da comunidade olímpica, informou o presidente da entidade Thomas Bach ao falar com a imprensa após a reunião do Conselho Executivo (CE) do COI na quarta-feira. O foco deste trabalho foi especialmente para as mulheres e meninas.

“Como resultado dos nossos esforços, todos os atletas que participaram dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 pela delegação afegã estão, agora, fora do seu país de origem. Dois atletas de esportes de inverno também estão fora do país e continuam treinando, na esperança de se qualificar para Pequim”, disse o presidente do COI.

Ele explicou que um número significativo de membros da comunidade olímpica no Afeganistão – cerca de 100 – recebeu vistos humanitários e pôde deixar o país com a ajuda do COI e de outros parceiros do Movimento Olímpico.

“Poderíamos realmente desfrutar de verdadeira solidariedade na comunidade olímpica: comitês olímpicos nacionais, federações internacionais, membros do COI – todos estavam prontos para ajudar entrando em contato com seus governos, fazendo esforços por conta própria, colocando as pessoas em listas para obter vistos humanitários”, informou o presidente do COI.

“O COI assumiu o papel central de coordenação com todas essas partes interessadas, a quem estamos profundamente gratos por essa forte demonstração de solidariedade na comunidade olímpica”, acrescentou.

Daqui para frente, o COI estenderá bolsas de estudo a todos os participantes afegãos dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 para que possam continuar treinando, anunciou o presidente do COI. A entidade também continuará a apoiar os dois atletas de inverno que atualmente já estão recebendo bolsas de estudo olímpicas solidárias.

Ao mesmo tempo, o COI continuará tentando ajudar outros membros da comunidade olímpica que ainda vivem no Afeganistão a receber vistos humanitários e deixar o país. Para atingir esse objetivo, o COI continua em contato com comitês olímpicos, paralímpicos e governos em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, o comitê existente do Afeganistão continua reconhecido como o único do país, de acordo com seus estatutos existentes e a Carta Olímpica, assim como os atuais portadores de cargos da entidade, que foram eleitos em abril de 2018.

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *