Ex-secretário geral da ONU é reeleito presidente da Comissão de Ética do Comitê Olímpico Internacional

Ex-secretário geral da ONU é reeleito presidente da Comissão de Ética do Comitê Olímpico Internacional

Ban Ki-moon recebeu 70 dos 71 votos possíveis em sessão realizada no hotel sede do COI em Tóquio

Fonte Liam Morgan / Inside the Games
21 de julho de 2021 / Curitiba (PR)

O ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, foi reeleito presidente da Comissão de Ética do Comitê Olímpico Internacional (COI). O dirigente sul-coreano cumprirá outro mandato de quatro anos depois de receber 70 dos 71 votos durante a sessão do COI realizada no distrito de Toranomon em Tóquio.

Ban, que atuou como secretário-geral da ONU de 2007 a 2016, era o único candidato para ocupar o cargo. O porta-voz do COI, Mark Adams, insistiu que não há problema com o fato dos membros que elegem o presidente da Comissão, embora Ban possa acabar investigando-os caso violem as regras de ética estabelecidas pela organização.

Ban Ki-moon foi reeleito presidente da Comissão de Ética do Comitê Olímpico Internacional © COI

Adams disse que o COI está possui o mais alto padrão de governança no que se refere às práticas corporativas. “Eu acredito que o ex-secretário-geral da ONU está muito além de ser influenciado por aqueles que o elegeram”, disse Adams.

A ex-presidente da República da Costa Rica, Laura Chinchilla, assumiu a cadeira na Comissão de Ética deixada pela ex-presidente da Comissão de Atletas do COI, Angela Ruggiero. A ex-mandatária da Costa Rica entre 2010 a 2014, foi eleita com 72 votos a favor e dois, contra.

Xue Hanqin, da China, foi reeleita para seu mandato na Comissão de Ética. A dirigente recebeu 65 votos favoráveis, enquanto três foram contra. Não houve adversários para nenhuma das candidaturas apresentadas.

A Comissão de Ética não comunicou nenhuma decisão sobre o presidente da FIFA, Gianni Infantino, suspeito de irregularidades em fevereiro, após alegações de violação da Carta Olímpica.

banner fiore

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *