TAS/CAS define data para recurso da IBA contra a decisão do COI de expulsá-la das Olimpíadas

TAS/CAS define data para recurso da IBA contra a decisão do COI de expulsá-la das Olimpíadas

Recurso da Associação Internacional de Boxe (IBA) contra sua expulsão do Comitê Olímpico Internacional (COI) será ouvido no Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS/CAS) em 16 de novembro.

Fonte Duncan Mackay / inside the games
17 de outubro de 2023 / Curitiba (PR)

O presidente do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS), John Coates, revelou a data durante uma sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Mumbai, a capital financeira da Índia. Coates adiantou que a audiência será realizada na sede do CAS na capital olímpica, Lausanne, na Suíça.

A decisão do COI contra a entidade do boxe foi tomada após anos seguidos de preocupações com as finanças, governança e a própria credibilidade das competições, afetada após os enormes escândalos na arbitragem da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. A IBA tornou-se o primeiro órgão representativo de uma modalidade a ser expulso pelo Comitê Olímpico Internacional.

A Associação Internacional de Boxe já fora suspensa em 2019, levando à formação de uma força-tarefa do COI para organizar as disputas do boxe em Tóquio 2020 e em Paris 2024.

As relações entre o COI e a IBA deterioraram- se ainda mais sob a gestão do atual presidente da entidade, o russo Umar Nazarovich Kremlev, um aliado próximo de Vladimir Putin. Com isso, surgiu um grande ponto de interrogação sobre o futuro do boxe nos jogos.

As relações entre o COI e a IBA pioraram sob a gestão do presidente da entidade, o russo Umar Kremlev © IBA

A modalidade foi inicialmente deixada de fora do programa para Los Angeles em 2028 antes que o diretor-geral do COI, Christophe De Kepper, anunciasse, após a expulsão da IBA, que seria garantido um espaço para a modalidade. Mas a participação do boxe nessa edição está em xeque porque o COI ainda não encontrou uma organização com suficiente credibilidade para substituir a IBA.

O World Boxing, grupo separatista cujos membros fundadores incluem os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, até agora tem apenas 16 integrantes e recebeu pouco apoio da África e da Ásia. O presidente do COI, Thomas Bach, alertou na semana passada que o World Boxing “não possui representação global suficiente” para substituir a IBA.

Casey Wasserman, presidente dos Jogos de Los Angeles 2028 e diretor-executivo do Wasserman Media Group, deu esperança de que uma solução para o problema será encontrada.

“O boxe realmente possui grande história nos Jogos Olímpicos”, disse ele após sua apresentação na sessão do COI. “Tem uma grande história na América, com uma linhagem de campeões mundiais, então adoraríamos ver o boxe no programa. Mas, obviamente, é uma decisão que será tomada pelo COI e seus membros, devido às complexidades que envolvem a IBA. Estamos esperançosos de que tudo se resolva.”

https://www.aminovital.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *