Taça Brasil Máster Loterias Caixa de atletismo mostrará também a força dos japoneses

Taça Brasil Máster Loterias Caixa de atletismo mostrará também a força dos japoneses

A competição será disputada no sábado e domingo no Centro Nacional Loterias Caixa de atletismo, em Bragança Paulista. A organização recebeu a inscrição de quase 500 atletas e os nipônicos são a grande maioria entre os atletas com mais de 80 anos

Por CBAt
19 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)

O Japão é reconhecidamente o país com a população de mais longevidade do planeta. De acordo com dados do Ministério da Saúde japonês, divulgados em setembro de 2021, a nação conta com 86.510 pessoas com idade igual ou superior a 100 anos, um novo recorde. Mesmo a cerca de 18.600km de distância de Tóquio, a cidade de Bragança Paulista (SP) mostrará um pouco da resistência e saúde dos nipônicos e seus descendentes durante a Taça Brasil Máster Loterias Caixa de atletismo, que será disputada no sábado (20) e domingo (21).

Os nomes de origem japonesa são a grande maioria dos inscritos entre os que têm mais de 80 anos na competição. Dois atletas veteranos, entre muitos, chamam a atenção. Seijun Maedo (Ibirapuera), aos 93 anos, está inscrito nos 800m, 1.500m e 5.000m. Com a mesma idade, Yoshiyuki Shimizu (ANASP) competirá nos 100m e 200m e no salto triplo.

Seijun Maedo chegou ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial, e ainda não fala bem o português. Ele começou no atletismo após se aposentar, há apenas oito anos. “Aprendi que, com uma alimentação saudável, poderei continuar participando dessas provas por muitos anos. Como pouca carne e muita fruta e verdura para me manter como corredor”, explicou.

Nascido também no Japão, criado no interior de São Paulo, Yoshiyuki Shimizu é um dos destaques da velocidade na categoria veteranos. No Campeonato Mundial Máster, disputado em Porto Alegre, em 2018, quebrou os recordes mundiais dos 100m e dos 200m para competidores entre 85 e 90 anos. Ele foi inscrito pela Associação Atlética Veteranos de São Paulo (ANASP), seu clube, nas provas dos 80m, 100m, 200m e 400m, além do salto em distância e triplo.

Os benefícios da prática esportiva para um envelhecimento saudável são indiscutíveis e conhecidos por todos. Somente os benefícios à saúde, no entanto, não é o fator determinante para um campeonato de atletismo para veteranos conseguir reunir tantos atletas. O que conta também é o prazer da disputa.

A competição, que recebeu a inscrição de 498 atletas (142 mulheres e 356 homens), terá transmissão pela TVNSports. O público, pela primeira vez em 2021, poderá ter acesso ao estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Atletismo. Os torcedores e familiares dos atletas precisam mostrar o comprovante de vacina de pelo menos uma dose para as pessoas que tenham idade para tal. Vai haver disponibilidade de álcool em gel e o público precisará utilizar a máscara durante todo o evento.

Para a maior confraternização familiar, o CNDA terá food trucks à disposição do público, música ao vivo e monitores para animação infantil com temática sobre atletismo.

A Taça Brasil Máster, que será organizada pela primeira vez pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM), será aberta às 7h30 do sábado, com a disputa dos 10.000m feminino (60+), seguidos da prova dos 10.000m masculino (60+). A última prova do programa horário é a dos 400m com barreiras masculino, final por tempo, da categoria 30 a 59 anos, prevista para as 16h30 de domingo.

https://carros.peugeot.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *