O ano de 2021 foi considerado um sucesso absoluto para a modalidade, que reserva novidades para os campeonatos mundiais programados para 2022
Por Pete Wirt / World Skate
5 de outubro 2021 / Curitiba (PR)
Com o hóquei em preparação para os Jogos Mundiais, em Birmingham, e para os Jogos Mundiais de Skate, em Buenos Aires, é importante olhar para todas as conquistas deste ano atípico para o esporte. As condições enfrentadas pelo planeta durante a pandemia afetaram o hóquei em todos os níveis, incluindo as equipes, federações nacionais, os organizadores da World Skate e os jogadores. Contudo, graças ao esforço e à dedicação dos praticantes, o ano foi extremamente produtivo para a modalidade.
Dentre as conquistas, há a nova campeã mundial feminina, Les Bleus, diretamente da França, e a equipe da República Tcheca levantando a taça na competição masculina, que foi extremamente emocionante. O Canadá acabou com a medalha de prata, dando um gostinho de quero mais ao público graças aos novos talentos que despontam no time.
As competições realizadas em 2021 também serviram para mostrar todo o potencial das equipes. Espanha, por exemplo, demonstrou ótimo desempenho nos times feminino e masculino, comprovando que pretende brigar por medalha nas próximas competições. Os namibianos representam todo o continente africano com talento e entusiasmo, revelando ótimo trabalho técnico. Já Taipei, mesmo no início da jornada rumo ao nível mais alto do esporte, aponta que os mercados emergentes serão uma grande força para o hóquei. Alguns países sul-americanos, como Argentina e Colômbia, já conquistam um lugar entre os melhores do mundo, ao lado de times tradicionais da América do Norte e da Europa.
Para a World Skate, foi um ano de muito drama no mundo do hóquei, além das diversas histórias de triunfo pessoal sobre as adversidades do período turbulento causado pela covid-19. Muitos novos talentos jogaram por seus times no exterior e estrearam por seus países. Depois de um ano extremamente emocionante, todos os esforços estão concentrados nos grandes eventos de 2022.
Os Jogos Mundiais, a World Skate Gamere e a World Skate Inline estão em fase de planejamento, e o ano promete ser o maior de todos os tempos para o hóquei em linha em nível mundial.
Confira a lista de equipes qualificadas para os Jogos Mundiais de 2022, que serão realizados em Birmingham, nos Estados Unidos.
Jogos Mundiais 2022
- República Tcheca
- França
- Canadá
- Itália
- Suíça
- EUA
- Espanha
- Colômbia
As oito equipes qualificadas serão divididas em dois grupos.
GRUPO A: República Tcheca, Itália, Suíça e Colômbia
GRUPO B: França, Canadá, Estados Unidos e Espanha