Desafios impostos pela pandemia do covid-19 e campanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 são alguns dos temas abordados na publicação
Fonte COB
17 de abril de 2022 / Curitiba (PR)
Os resultados históricos alcançados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2021, sob os aspectos esportivo e administrativo, em meio a um cenário de pandemia, são os destaques do Relatório Anual de Atividades publicado e aprovado em Assembleia Geral do COB na terça-feira, dia 12.
Com 121 páginas, o documento apresenta ao público, às Confederações Brasileiras Olímpicas, ao Comitê Olímpico Internacional (COI), aos atletas e treinadores, entre outros, o funcionamento e a gestão do COB.
A edição traz o trabalho de todas as áreas do COB no ano vigente e os impactos proporcionados pelo covid-19. A vitoriosa campanha nos Jogos Olímpicos de Tóquio é um dos principais destaques. Previstos para 2020, foram realizados um ano depois, mas com severas restrições por causa da pandemia. Mesmo assim, o COB celebrou a melhor participação brasileira na história dos Jogos, com 21 medalhas e o 12º lugar no quadro geral entre 206 países participantes.
Já os primeiros Jogos Pan-americanos da Juventude, em Cali (Colômbia), também foram ressaltados. Na competição que reuniu jovens de até 23 anos, o Brasil terminou na liderança no quadro geral de medalhas, com 164 medalhas conquistadas, 59 delas de ouro.
Através de planejamento e gestão rígida dos protocolos de saúde, o leitor verá que, mesmo com as medidas restritivas, o Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil, localizado no Parque Olímpico, conseguiu minimizar os impactos na preparação de atletas e equipes para os Jogos Olímpicos de Tóquio, tendo realizado 691 atendimentos de 30 modalidades olímpicas.
Outras ações que vão além do desempenho esportivo estão nas páginas do documento. São os casos da área Mulher no Esporte, criada com o objetivo de estruturar programas e ações de incentivo ao desenvolvimento de novas atletas, treinadoras e gestoras esportivas; o Prêmio Neide Castanha – categoria Responsabilidade Social -, recebido pelo IOB pelo trabalho realizado em seu Programa de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e do Abuso no Esporte, lançado no ano anterior; e a realização do I Workshop de Desenvolvimento Esportivo com as Confederações Brasileiras Olímpicas.
Editado desde 2011 pelo departamento de Cultura e Valores Olímpicos, o Relatório Anual de Atividades enfatiza ainda as ações do COB que visam dar maior visibilidade aos diversos esportes olímpicos. Com essa missão, apenas em seu primeiro ano de vida, o Canal Olímpico do Brasil realizou mais de 300 transmissões, de 38 modalidades diferentes, consolidando-se como o canal de streaming do COB.
Acesse o Relatório Anual do COB 2021 AQUI