Ana Clara Bezerra, Marcela Mello, Matheus Nobre e Matheus Romanelli representarão o Brasil, que atingiu a cota máxima na seletiva do Pentatlo Moderno para Cali 2021
FONTE CBPM
22 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)
O Brasil conseguiu classificar quatro atletas do Pentatlo Moderno para os Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021. As últimas vagas para o torneio foram conquistadas na seletiva da modalidade, que aconteceu nesta semana, em Oaxtepec, no México. O país conseguiu atingir a cota máxima para a competição, já que cada nação poderá ter no máximo dois pentatletas em cada disputa (masculina e feminina) na Colômbia.
A qualificação no México reuniu 58 pentatletas de 12 países. Todos eles, além de outros cinco, já haviam garantido duas vagas (uma para cada evento) em Cali 2021, por fazerem parte da Confederação Pan-Americana de Pentatlo Moderno. Quem foi competir em Oaxtepec foi atrás da segunda vaga em cada gênero.
As provas no México começaram pelas mulheres na terça, 17, e quarta-feira, 18, com 28 competidoras. Assim como os homens, elas encararam as disputas no Hotel Dorados (natação, esgrima e laser-run) e no Club Hipico La Noria (hipismo).
No evento feminino, Ana Clara Bezerra, 15, e Marcela Mello, 17, se garantiram como as representantes do Brasil em Cali 2021. Marcela ficou em quinto lugar, depois de conquistar 1.214 pontos. Ana Clara foi a décima, com 1.054 pontos. Na disputa entre as mulheres, além do Brasil, México, Guatemala, Chile e Peru garantiram a segunda vaga para os Jogos.
Depois da disputa feminina, foi a vez dos homens encararem a prova entre eles no México. Dentre os 29 pentatletas presentes, o Brasil esteve representado por Carlos Assis, 18, Matheus Nobre, 19, Matheus Romanelli, 19, e Nicholas Medeiros, 17.
Depois de dois dias de disputas, na quinta, 19, e nesta sexta-feira, 20, Matheus Nobre e Matheus Romanelli carimbaram seus passaportes para Cali 2021. Nobre foi o quarto colocado geral do evento, com 1.399 pontos, e Romanelli o nono, com 1.368 pontos. Assis ficou em 12º, com 1.304 pontos, e Nicholas em 14º, com 1.286 pontos.
No evento masculino, além do Brasil, Peru, México, Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile garantiram a segunda vaga para a disputa na Colômbia.
Novembro e dezembro
Os Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021 vão acontecer de 25 de novembro a 5 de dezembro. O Pentatlo Moderno terá 48 representantes na competição (24 em cada gênero). As provas da modalidade vão ser realizadas nos últimos dias da competição, de 2 a 5 de dezembro.
Dos seis representantes do Brasil que estiveram no México, cinco (Ana Clara, Marcela, Matheus Nobre, Matheus Romanelli e Nicholas Medeiros) foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Carlos Assis treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC).
Cinco dos seis (Marcela, Carlos, Matheus Nobre, Matheus Romanelli e Nicholas) recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania. Matheus Nobre e Matheus Romanelli ainda fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE).
No México, nossa delegação foi chefiada por Fábio Corrêa, coordenador-técnico da CBPM no Rio. Ele esteve acompanhado de Almir Claudino, coordenador-técnico da CBPM em Recife, Erick Nascimento, técnico de hipismo do CT da CBPM no Rio, e Gilberto Marques de Souza, diretor-técnico da CBPM.
DESEMPENHO DOS BRASILEIROS
Feminino
5. Marcela Mello: 1.214 pontos
10. Ana Clara Bezerra: 1.054 pontos
Masculino
4. Matheus Nobre: 1.399 pontos
9. Matheus Romanelli: 1.396 pontos
12. Carlos Assis: 1.304 pontos
14. Nicholas Medeiros: 1.286 pontos