O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira, dirigentes da entidade e personalidades do esporte prestigiaram o evento no Rio de Janeiro
Por Paulo Pinto / Global Sports
18 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
Realizando um sonho antigo, Alberto Maciel Júnior, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), inaugurou no dia 28 de outubro a nova sede da entidade na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, área nobre da região Oeste do Rio de Janeiro. O evento foi também motivo de muita emoção ao homenagear atletas, técnicos e desportistas que edificaram a história do taekwondo no Brasil.
Ao lado do presidente da CBTKD, nomes importantes do esporte brasileiro compareceram à inauguração, entre eles Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB; Rogério Sampaio Cardoso, diretor-geral do COB; Rivanaldo de Freitas, vice-presidente da CBTKD; Luciano Hostins, diretor jurídico do COB; Flávio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling; Natália Falavigna, coordenadora técnica da CBTKD; Michel Assef, assessor jurídicos da CBTKD; Alexandre Mangliot, assessor jurídico do COB; Valéria Rodrigues, presidente, e Henrique Precioso ex-presidente da comissão de atletas da CBTKD; Natália Mourão, coordenadora médica da CBTKD; Adelino Silva, diretor de eventos da CBTKD; Rodrigo Ferla, coordenador técnico seleção brasileira de parataekwondo; Diego Ribeiro e Clayton dos Santos, atuais técnicos da CBTKD; e Juan Moreno, coach da CBTKD.
Quem acompanha a história recente da Confederação Brasileira de Taekwondo tem conhecimento do sonho de Alberto Maciel de não apenas realizar uma boa administração, mas deixar um legado para os atuais e futuros atletas da modalidade. E, com o apoio do seu vice-presidente Rivanaldo Ferreira, conseguiu na atual gestão entregar uma nova casa para os taekwondistas do Brasil – uma sede que retrata parte da história e dos caminhos percorridos pela arte marcial coreana no Brasil.
A história em destaque
As paredes da nova sede da CBTKD estão repletas de memórias e vitórias acumuladas ao longo dos anos, desde a chegada dos introdutores da modalidade na década de 1960, para que os novos amantes e praticantes do esporte possam conhecer como a modalidade se desenvolveu no Brasil. Com uma estrutura criada para homenagear atletas e federações estaduais, as paredes exibem também medalhas dos mais importantes campeonatos e troféus recebidos em homenagens mundo afora.
Além do excelente ambiente e estrutura para os colaboradores, a nova sede conta com uma sala equipada para reuniões virtuais e presenciais e uma recepção projetada para expor o legado de prêmios da CBTKD.
A cerimônia de inauguração começou com corte de fita vermelha por Paulo Wanderley Teixeira ao lado de Alberto Maciel, marcando oficialmente a transição do trabalho para uma nova era.
Esforço reconhecido
Em seu depoimento, Alberto Maciel Júnior destacou alguns dos principais pontos dos quatro primeiros anos de sua gestão à frente da Confederação Brasileira de Taekwondo.
“Estamos vivendo hoje um momento muito especial de nossa modalidade e para esta pequena cerimônia, ainda em meio à pandemia, convidamos apenas as pessoas que foram muito importantes e trabalharam muito nos quatro primeiros anos do nosso mandato, quando tudo iniciou com muitas dificuldades e enormes desafios. Não quero citar nomes, pois certamente esquecerei alguém que prestou enorme contribuição nesse processo de construção da nova CBTKD. Mas, em nome de toda a nossa diretoria, faço um agradecimento especial àquelas pessoas que lá no início acreditaram em nosso projeto e não mediram esforços para concretizar nosso sonho. Estas pessoas estão aqui hoje, lutaram e lutam para que o taekwondo ocupe cada vez mais espaço no cenário esportivo do Brasil”, disse o presidente da CBTKD.
Paulo Wanderley enfatizou a importância de estabelecer uma estrutura de apoio em torno dos talentos que atuam na base e, principalmente, no alto rendimento.
Antes de iniciar seu pronunciamento, o presidente do COB convidou Valéria Rodrigues, presidente da comissão de atletas, a adiantar-se diante dos convidados. E explicou: “Como Alberto Maciel sempre enfatizou, a CBTKD trabalha em função dos atletas e na busca de resultados. As confederações existem com esta motivação e este objetivo, assim como os clubes. Mas não podemos esquecer de que, se não existir uma estrutura por trás, não há talento que sobreviva. Quanto maior a estrutura, maior será a possibilidade de pódio. Nesse sentido parabenizamos o trabalho que vem sendo feito pela direção técnica da CBTKD.”
Na sequência Alberto Maciel Júnior agradeceu o apoio ao taekwondo e à CBTKD recebido do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
“Numa data tão emblemática como esta, nós não poderíamos deixar de destacar, agradecer e homenagear as lideranças que fazem o esporte realmente acontecer no Brasil. Em nome de toda a diretoria da CBTKD faço um agradecimento especial aos presidentes Paulo Wanderley Teixeira (COB) e Mizael Conrado (CPB), pelo apoio incondicional à nossa modalidade.”