Com trajetória expressiva nos principais veículos de comunicação do Brasil, novo executivo do COB desenvolveu sua carreira no jornalismo esportivo e no Movimento Olímpico
Fonte COB
11 de janeiro de 2022 / Curitiba (PR)
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem um novo diretor de Comunicação. Trata-se de Paulo Roberto Conde, que estava no Grupo Globo desde 2018, após passar por outras grandes redações esportivas da imprensa nacional. Paulistano de 37 anos, Paulo Conde é formado em jornalismo e mestrando em estudos olímpicos na Universidade Alemã do Esporte, em Colônia.
“Tenho grande respeito e admiração pelo Paulo Conde. Estamos falando de um profissional extremamente qualificado e profundo conhecedor do Movimento Olímpico. Tenho certeza de que ele contribuirá para um crescimento ainda maior da área de comunicação do COB”, afirmou o presidente da entidade, Paulo Wanderley Teixeira.
A primeira experiência de Paulo Conde na grande mídia ocorreu em 2004, durante um estágio nos cadernos Cidades e Esporte de O Estado de S. Paulo, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Atenas. No ano seguinte, foi para o diário Lance!, atuando como repórter e editor de esportes olímpicos. Entre o final de 2012 e o início de 2018 integrou o caderno Esporte da Folha de S. Paulo, primeiro como chefe de reportagem e depois como repórter.
Em abril de 2018 trocou a imprensa predominantemente escrita pela TV. Como produtor, fez reportagens para os principais telejornais da Globo, para os canais SporTV e o GE.Globo. Cobriu três Jogos Olímpicos (2012, 2016 e 2020), uma edição dos Jogos Paralímpicos (2008), uma Universíade (2011), assembleias do COI (Comitê Olímpico Internacional) e campeonatos mundiais de natação, basquete, handebol e judô.
“Desde o início, minha trajetória profissional andou colada ao Movimento Olímpico. E quem se conecta a ele uma vez nunca mais quer deixá-lo, por ser tão empolgante e universal. Fico honrado com o convite para fazer parte desse time tão talentoso, dedicado e que trabalha dia e noite para consolidar o Brasil como referência olímpica”, disse Conde.
Enfático, Conde fez a leitura exata do momento atual da comunicação esportiva. “O desafio é atender com excelência os diversos atores de um modelo multiplataforma que não para de se renovar. Além de trabalhar como agente de informação e transparência do próprio comitê, é preciso dialogar com a grande imprensa – nossa parceira mais tradicional –, fornecer conteúdo de qualidade aos fãs do Movimento Olímpico por meio do nosso site e do Canal Olímpico do Brasil, abastecer com criatividade nossas redes sociais e criar oportunidades de engajamento. Tudo isso dentro de um ciclo até Paris 2024, que será mais curto do que o habitual e, também, histórico.”