Ao todo serão 17 modalidades disputadas, cinco coletivas e 12 individuais
Por Jesus Filho / CBDE
23 de outubro 2021 / Curitiba (PR)
Estudantes-atletas de todas as partes do país desembarcam na próxima semana no Rio de Janeiro para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Ao todo, serão 17 modalidades, entre as quais, cinco coletivas e 12 individuais. O evento será realizado na estrutura do parque que em 2016 revelou ao mundo a capacidade do brasileiro de sediar as Olimpíadas.
Em parceria com o governo brasileiro, por meio da Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania, a competição será realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro, para estudantes de escolas públicas e particulares de todos os estados brasileiros.
Segundo Antônio Hora Filho, presidente da entidade, a equipe de trabalho segue empenhada trabalhando para que o evento possa ser um divisor de águas no esporte nacional.
“Existe uma enorme e natural expectativa sobre a volta dos Jogos Escolares Brasileiros, afinal de contas, são quase duas décadas de espera. Nosso time segue afinado organizando tudo para que a única preocupação das nossas crianças seja a de competir. A estrutura oferecida aqui no Parque Olímpico torna o evento ainda mais especial, sobretudo pelo fato de ser na cidade maravilhosa”, contou.
Com participação maciça de delegações oriundas de todos os estados do país priorizando a igualdade de gênero, as seletivas locais contaram com a união institucional entre os governos e as federações filiadas ao sistema CBDE, desenvolvendo, estimulando e fortalecendo o esporte nas escolas.
“Difundir a prática esportiva nas escolas é uma ferramenta importante na formação do cidadão de bem. Através das modalidades esportivas, uma criança que disputa um evento como os JEBs, através das nossas políticas de estímulo e fomento à base esportiva em todo país, passa a perceber que não existem diferenças sociais ou econômicas nas piscinas, no campo ou nas quadras”, revelou Hora Filho.
Ao todo, o evento vai reunir milhares de pessoas na capital carioca entre técnicos, árbitros, professores, delegados, coordenadores, estudantes e autoridades políticas e esportivas convidadas. Além de aquecer a economia e agitar o Brasil com movimentações terrestres e aeroportuárias, os JEBs irão gerar diversos empregos diretos e indiretos antes, durante e depois de sua execução.
Apoiado pelo governo do estado e pela prefeitura municipal do Rio de Janeiro, a competição será realizada com as participações da Federação de Esportes Estudantis do Rio (FEERJ), Instituto Carioca de Atividades (ICA) e do SESC.