COB repete medida adotada em Tóquio e, para proteger a delegação em meio à pandemia, desfilará com apenas cinco pessoas
Fonte COB
24 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
Atletas olímpicos e com um currículo de destaque, apesar da pouca idade, a skatista Pâmela Rosa e o nadador Breno Correia serão os porta-bandeiras da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos Cali 2021, marcada para 25 de novembro, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico Pascual Guerrero. O anúncio ocorreu na tarde de terça-feira (23), na chegada da dupla ao hotel em que ficarão hospedados.
“Mantivemos o critério que adotamos em todas as edições que o Brasil participa, que é evitar colocar atletas que compitam no dia seguinte à cerimônia de abertura e escolher atletas com melhor currículo. E, dentre os atletas que já estarão em Cali, no feminino temos a Pâmela, que é uma atleta olímpica e bicampeã mundial de skate, título recém-conquistado; e o Breno no masculino, que, além de ser medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos e Pan-Americanos, também é um atleta olímpico de destaque. Tenho certeza que o Brasil estará bem representado”, disse o vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil e chefe de missão em Cali, Marco Antônio La Porta.
Canal Olímpico do Brasil vai transmitir jogos de Cali 2021 AO VIVO
Aos 22 anos, Pâmela Rosa conquistou seus dois títulos mundiais em São Paulo 2019 e em Jacksonville 2021, sendo este último há nove dias. A skatista foi pega de surpresa com a notícia de que seria porta-bandeira do Brasil na abertura do Pan Júnior de Cali.
“É um sonho realizado. Sempre assistia aos Jogos Olímpicos na TV e poder representar o meu país, levar a nossa bandeira… é um orgulho enorme ser brasileira. É um orgulho para mim e para todos os atletas que vão poder representar o nosso país nestes Jogos”, disse Pâmela.
Campeão mundial de piscina curta nos 4x200m livre em Hangzhou 2018 e dono de cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 (ouro no 4x100m; 4x200m livre; prata nos 200m livre; 4x100m medley e 4x100m livre misto), além de outras três nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018 (ouro nos 100m e 4x200m livre; e prata no 4x100m livre), Breno Correia, 22, é mais um representante do Nordeste que tem se destacado no cenário internacional.
“Acabei de receber a notícia e foi uma alegria muito grande. Sempre tive o sonho de carregar a bandeira do meu país e agradeço ao COB por essa oportunidade”, falou Breno.
Assim como ocorreu nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o Time Brasil desfilará com uma delegação reduzida. Serão apenas cinco integrantes: a dupla de porta-bandeiras; o Chefe de Missão, Marco La Porta; e dois oficiais, sendo um representante do COB e outro das confederações esportivas.
“Vamos manter o padrão que adotamos em Tóquio, buscando preservar a saúde dos atletas. Ainda estamos na pandemia, queremos evitar aglomeração e que a nossa delegação seja submetida a qualquer tipo de risco”, explicou La Porta.
Com duração prevista de duas horas, a Cerimônia de Abertura será transmitida ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil. No mesmo dia, porém mais cedo, a plataforma de streaming do COB exibe o primeiro dia de disputas nos saltos ornamentais (14h, horário de Brasília) e a última rodada da fase de grupos no handebol feminino: Brasil x Paraguai (15h).