Quem assume a presidência, interinamente, é o norte-americano Ray Silvas, que ocupará o cargo até a realização das próximas eleições
Por Helena Sbrissia / Global Sports
11 de julho de 2021
Após complicações relacionadas a problemas de saúde, o presidente da Confederação Americana de Boxe (AMBC) e vice-presidente da Associação Internacional de Boxe (AIBA) Osvaldo Bisbal pediu afastamento dos cargos que ocupava. Quem assume a presidência da AMBC é Ray Silvas, dos Estados Unidos. Ele ocupará o cargo interino até as próximas eleições.
“Nesses últimos meses, tenho feito uma análise para tomar esta decisão em consequência de questões pessoais relacionadas ao meu estado de saúde. Depois de exames médicos, fui aconselhado sobre minha saúde e impossibilidade de fazer longas viagens, por isso decidi apresentar minha renúncia” foram as palavras de Bisbal na carta enviada ao Conselho de Administração da AIBA.
Bisbal, que está envolvido nas atividades da AIBA desde 1979, já foi árbitro olímpico em Los Angeles 1984, Seul 1988, Barcelona 1992, Atlanta 1996 e também teve participação em todos os campeonatos mundiais da categoria que foram realizados entre 1991 e 1997. Ele, ainda, foi presidente da federação de boxe da Argentina de 1991 até 2014, quando deixou o cargo para se tornar vice-presidente da AIBA.
Bisbal conta com uma longa carreira de atividades esportivas relacionadas ao boxe. Nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016 ele atuou como oficial técnico internacional.
Em 2020, a Federação de Boxe da República Dominicana nomeou Domingo Solano para o cargo de presidente da AIBA. Houve a tentativa de pagamento de taxa de adesão de nove países, para que estes tivessem direito a votar em Solano. Bisbal foi o responsável por apresentar uma queixa à Comissão Disciplinar e Ética da AIBA.