Equipe holandesa se torna a primeira nação a conquistar todos os três títulos seniores da Copa do Mundo de equipes no mesmo ano
Fonte Marshall Thomas / ITF
6 de outubro 2021 / Curitiba (PR)
A Holanda se tornou a primeira nação a conquistar todos os três títulos da Copa do Mundo de tênis sênior em cadeira de rodas no ano, com as equipes femininas, masculinas e quádruplas surgindo triunfantes em Alghero, na região de Sardenha, na Itália.
A sexta final feminina desde 2001 com a presença de Holanda e Japão viu Aniek van Koot derrotar Momoko Ohtani por 6-3 e 6-2. Além disso, Diede de Groot, número um no ranking mundial, derrotou a número dois Yui Kamiji por 7-5 e 6-1 para dar à equipe feminina holandesa seu 32º título da Copa do Mundo de equipes.
Nos quads, Niels Vink demonstrou para o que veio assim que as finais começaram contra os Estados Unidos, vencendo a primeira partida contra Bryan Barten por 6-0 e 6-1. O número dois no ranking, Sam Schroder, venceu a partida contra o número um David Wagner, por 6-2 e 6-1, dando à Holanda o primeiro título no quad da Copa do Mundo de equipes desde 2008.
A dupla holandesa composta por Ruven Spaargaren e Tom Egberink deu ao seu país de origem o primeiro título masculino em dez anos ao vencer a Espanha na final. Spaargaren venceu a quarta partida seguida contra Daniel Caverzaschi por 7-6, 3-6 e 6-2, enquanto o medalhista de prata de Tóquio 2020 Egberink venceu Martin de la Puente por 4-6, 6-3 e 6-2 para assegurar o título à Holanda por 2-0.