FPJudô e CREF4/SP firmam parceria para elevar ainda mais a qualificação dos profissionais

FPJudô e CREF4/SP firmam parceria para elevar ainda mais a qualificação dos profissionais

Encontro de diretores das duas entidades resultou no compromisso de desenvolverem ações em prol dos professores de judô e dos graduados em Educação Física

Por Paulo Pinto / FPJCOM
31 de março de 2022 / Curitiba (PR)

Diretores da Federação Paulista de Judô (FPJudô) e do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região(CREF4/SP) reuniram-se no dia 15 na sede do CREF4/SP para reiterar o compromisso de atuar em benefício do avanço da Educação Física e do judô neste momento de reconstrução, após quase dois anos de paralisação de atividades esportivas presenciais.

Alessandro Puglia, Nelson Leme e Arnaldo Queiroz © CREF4/SP

Para Nelson Leme da Silva Junior, presidente do CREF4/SP, a parceria entre as duas entidades visa à construção de um legado. “A visita do presidente Alessandro Puglia e do secretário-geral Arnaldo Queiroz ao CREF e o encontro realizado com a nossa diretoria mostra a importância das ações que estão sendo desenvolvidas não por uma pessoa ou por um presidente, mas por duas entidades envolvidas num projeto de qualificação profissional destinado a milhares de faixas-pretas. Com esse importante programa, ganha o judô paulista, ganham os Profissionais de Educação Física e ganha principalmente a sociedade.”

Profissional de Educação Física e professor kodansha (7º dan), Alessandro Panitz Puglia exaltou a estrutura do Conselho Regional de Educação Física © CREF4/SP

Para Arnaldo Queiroz, a visita foi muito importante e gratificante. “Fomos recebidos como convidados da plenária dos diretores e pudemos ter uma noção de como eles tratam os assuntos e como fazem a gestão da entidade. O CREF4/SP é muito bem estruturado, dispõe de instalações adequadas e seus conselheiros demonstram uma curiosidade institucional sobre vários segmentos. Puglia e o presidente Nelson fizeram esta aproximação em virtude da sinergia entre a necessidade da federação de melhorar a formação dos seus profissionais e as funções pertinentes CREF4.”

https://www.aminovital.com.br/aminovital-r-gold-drink-mix-ajinomoto-15-saches/p

Queiróz ainda destacou a importância das duas entidades, ressaltando que a FPJudô reúne cerca de 14 mil praticantes e milhares de professores e árbitros, além de 350 associações, academias e clubes filiados. “Somos uma instituição gigante, e, se analisarmos nossos associados, veremos entre eles os maiores clubes do Brasil, como Paulistano, Pinheiros, Paineiras do Morumby, São Paulo Futebol Clube, Corinthians e Palmeiras, entre outros. É um universo composto por técnicos, preparadores físicos, auxiliares técnicos, psicólogos, nutricionistas e milhares de profissionais liberais e de Educação Física (PEF). Sou formado em Educação Física, algo de que me orgulho muito, e me senti voltando às minhas origens ao visitar a sede do CREF4/SP.”

Os dirigentes judocas participaram de uma plenária do conselho © CREF4/SP

Humberto Aparecido Panzetti, vice-presidente do CREF4/SP, afirmou que essa parceria é essencial neste momento de reconstrução profissional pós-pandemia e citou a redefinição de diversos parâmetros legislativos para a Educação Física e os esportes de combate, que reúnem mais de 16 milhões de brasileiros praticantes. “Essa aproximação das entidades é uma demonstração da vontade de ambas de construir uma profissão sólida, forte, e fiscalização e orientação eficazes, protegendo cada vez mais a sociedade.”

Humberto Panzetti afirmou que essa parceria é essencial neste momento de reconstrução profissional pós-pandemia e citou a redefinição de diversos parâmetros legislativos para a Educação Física e os esportes de combate © CREF4/SP

Panzetti disse acreditar muito neste pontapé inicial e previu que, depois do judô, virão outras entidades da luta e de administração nacional e regional. “Algumas já vieram procurar-nos, buscando o mesmo caminho da gestão coletiva e para construirmos juntos uma proposta de capacitação que resulte em profissionais cada vez mais bem preparados para a sociedade e para que nós possamos desenvolver qualidade de vida e saúde neste País.”

Arnaldo Queiroz destacou que os presidentes Puglia e Leme fizeram aproximação em virtude da sinergia entre a necessidade da federação de melhorar a formação dos seus profissionais e as funções pertinentes CREF4 © CREF4/SP

O presidente Alessandro Panitz Puglia demonstrou seu prazer em conhecer a sede da entidade. “Surpreendi-me com o número de conselheiros reunidos e fiquei muito feliz por participar de uma plenária e verificar a correlação da federação com o CREF4/SP, base para um trabalho muito sério, que desenvolveremos em parceria. Agradeço ao professor Nelson pela recepção, acho que essa união dará muitos frutos aos professores e PEFs. Queremos construir este caminho e dar ao profissional maior oportunidade de entrar no mercado de trabalho. Os presidentes de outras federações querem saber o que estamos construindo para replicar parcerias em seus Estados, demonstrando que a repercussão foi muito positiva e já dá frutos em todas as esferas.”

banner fiore

Rivaldo Tavares, vice-presidente do CREF4/SP, demonstrou grande contentamento com a reunião das diretorias, afirmando que o caminho seguido por ambas as entidades e traz benefícios para os PEFs, o mercado de esporte de competição e para o esporte de base, graças a profissionais competentes e respaldados tanto pela FPJudô quanto pelo CREF4/SP.

Alessandro Puglia, Nelson Leme, Arnaldo Queiroz e Alan Garcia © CREF4/SP

“Quando nós compartilhamos espaços pelo bem de todos, nós conseguimos resultados positivos e significativos para o bem não só do PEF, mas também do judô, uma modalidade importantíssima e que sempre assegurou grandes conquistas para o esporte nacional. Se a gente pode, hoje, fazer uma regulamentação de forma oficial, clara, que não fere os Profissionais de Educação Física e consegue atender a FPJudô, é a sociedade que sai ganhando. É preciso haver profissionais registrados tanto na federação quanto no conselho, sob a fiscalização desses dois órgãos, para que não haja abuso, desorganização ou falta de orientação adequada. Esse é o sinal de que estamos no caminho certo.”

Do ponto de vista jurídico, Alan Garcia explicou que a inovação é pioneira, visto que nenhuma outra federação esportiva fez algo de gênero © CREF4/SP

Tavares lembrou que a FPJudô tem um papel socioeducativo muito importante, que é uma federação extremamente tradicional, que trouxe grandes conquistas ao esporte e que forma senseis capacitados e organizados. “É importante que esse profissional venha integrar o ambiente de Educação Física de forma organizada e orientada pela união dessas duas instituições. É assim que vamos fazer o mercado crescer e é assim que todos vão ganhar. Ninguém está tomando o lugar de ninguém, ao contrário, estamos profissionalizando cada vez mais esse segmento, seja no esporte de base seja no alto rendimento.”

Para Alan Cararetti Garcia, assessor jurídico da FPJudô, o principal papel do conselho e de seus membros é proteger a sociedade. A partir dessa parceria, o CREF4/SP e a FPJudô incentivam outras entidades esportivas a seguirem o mesmo caminho. “O resultado mais palpável é que o certificado de graduação da FPJudô, além de ser assinado pelo presidente Puglia, ganha importância ao ter sua credibilidade endossada pelo presidente Leme.”

Do ponto de vista jurídico, Alan Garcia explicou que a inovação é pioneira, visto que nenhuma outra federação esportiva fez algo de gênero. Oficialmente, a FPJudô é a única entidade de gestão de modalidade olímpica que possui a chancela do CREF.

Participaram do encontro os professores Nelson Leme da Silva Junior (000200-G/SP), Humberto Aparecido Panzetti (025446-G/SP), Rialdo Tavares (011507-G/SP), Margareth Anderáos (000076-G/SP), Alessandro Panitz Puglia (008722-S/SP), Mário Charro (000139-G/SP), Tadeu Corrêa (001086-G/SP), Miguel de Arruda (129534-G/SP), Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira, Rodrigo Nuno (025699-G/SP), João Francisco Rodrigues de Godoy (013873-G/SP), Waldecir Paula Lima (000686-G/SP) e o advogado Alan Camilo Cararetti Garcia.

https://carros.peugeot.com.br

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *