Segundo a União Internacional de Pentatlo Moderno, a mudança ocorre para tornar o esporte mais atrativo para o público, com disputas de 1h e 30 min
Jogos Olímpicos
Por Helena Sbrissia / Budopress
17 de junho de 2021 / Curitiba (PR)
Pensando em aumentar a atratividade do esporte para o público, o Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou um novo formato para o Pentatlo Moderno, proposto pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). A partir dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o tempo de duração das principais disputas do esporte será de 1h30min. Atualmente, esse tempo chega a 4horas.
Segundo a UIPM, a mudança se deu pela necessidade de tornar o evento mais compacto e sustentável, além de dinamizar as disputas e alinhar a categoria com uma evolução natural que se vê no esporte, tornando-o mais afável de assistir, principalmente para o público que se depara com ele ao assistir aos Jogos Olímpicos, por exemplo.
De acordo com o comunicado oficial da UIPM, a decisão foi tomada para deixar o Pentatlo Moderno mais “rápido, curto, conectado e compacto, para ser fácil de ser entendido por todas as audiências”.
A aprovação do formato pelo time executivo da UIPM, em outubro de 2020, veio após a condução de diversos eventos teste, como os que aconteceram em Budapeste, na Hungria, e em Cairo, no Egito, quando as recomendações foram seguidas com base numa proposta de 2019.
Depois de um comunicado positivo do Comitê Olímpico Internacional, uma força tarefa foi realizada para finalizar todas as regras das disputas do formato, baseadas em avaliações prévias e testes conduzidos. Em abril de 2021, um evento-teste “final” foi feito em Budapeste novamente, o que resultou na aprovação por parte dos atletas participantes.
“Esse é um dia de orgulho para toda a comunidade mundial de Pentatlo Moderno. Muitas pessoas contribuíram para a nossa aplicação de um formato novo para o esporte, começando nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, e agora o trabalho duro foi recompensado”, é o que declara o presidente da UIPM Klaus Schormann.
Ele, ainda, agradeceu o Comitê Olímpico Internacional em nome do conselho-executivo da UIPM, alegando que o reconhecimento da inovação que foi aplicada no esporte em nome da adição de valor às Olimpíadas através do formato mais dinâmico serão pontos positivos a serem observados a partir de agora.
“Uma nova era do nosso coro olímpico vai começar no local de nascimento do fundador do esporte, Barão Pierre de Coubertin. Nós aguardamos ansiosamente pela representação do nosso esporte da melhor maneira possível em Versailles, Paris, daqui a três anos”, complementa Schormann.
Pelo novo formato, o pentatlo, agora, terá também semifinais e finais. Antes, a disputa era única. O número de atletas convocados ao evento decisivo também diminuiu, de 36 pentatletas para 18. As provas terão uma ordem específica, com horários também determinados:
1 – Hipismo, com duração de 20 minutos
2 – Esgrima, com 15 minutos
3 – Natação, com 10 minutos
4 – Laser-run, com 15 minutos
O tempo dos intervalos também foi determinado, sendo de cinco minutos entre o hipismo e a esgrima, dez minutos entre a esgrima e a natação e, por fim, quinze minutos entre a natação e o laser-run.