Giulia Takahashi, Laura Watanabe, Diogo Silva, Leonardo Iizuka e Rafael Turrini participaram da atividade na Europa, após a disputa de duas competições do Circuito Mundial de Jovens
Fonte Nelson Ayres e José Augusto Assis / CBTM
17 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
Depois de uma excelente participação dos Diamantes do Futuro no Leste Europeu, onde foram disputadas duas edições do WTT Youth Contender (na Eslováquia e Hungria), os Diamantes do Futuro – Giulia Takahashi, Laura Watanabe, Diogo Silva e Leonardo Iizuka – reforçados por Rafael Turrini, encerraram, na terça-feira (16), o período de treinamentos em Vila Nova de Gaia, Região Metropolitana do Porto, em Portugal.
As atividades fizeram parte do Programa de Desenvolvimento de Talentos e são preparatórias para os dois grandes desafios dos brasileiros nas próximas semanas: os Jogos Pan-Americanos Juniores, em Cali, na Colômbia, a partir do dia 25, e o Mundial da Juventude, na mesma cidade portuguesa em que estão os mesa-tenistas, entre os dias 2 e 8 de dezembro. Leonardo Iizuka não participará dos Jogos, mas permanece em Portugal, onde atuará no Mundial da Juventude.
O retrospecto recente do grupo é positivo. Iizuka conquistou dois ouros no sub 15 e uma prata no sub 17 e Giulia levou um bronze no sub 17 somando as duas edições recentes do Circuito Mundial de Jovens. A treinadora da seleção brasileira das categorias de base, Lígia Silva, que acompanha os rapazes desde o início da viagem, falou sobre o desempenho dos mesa-tenistas nas atividades em Vila Nova de Gaia.
“Sabendo que têm um grande desafio pela frente, a postura deles durante os treinamentos em Portugal foi imediata. Sinto a vontade deles de buscarem acertar, de fazer o ponto e de como fazer os pontos. Eles estão buscando caminhos para seus estilos de jogo. Sinto que estamos bem focados diante de grandes eventos e sabendo da responsabilidade de representar bem o Brasil” avaliou a treinadora.
O treinador Hideo Yamamoto, que acompanha a equipe feminina, detalhou o que foi feito nas atividades, que foram realizadas em dois períodos no país ibérico (manhã e tarde). Os treinamentos dos jogos de duplas estão recebendo uma atenção especial, pois a modalidade pode ser essencial para o Brasil conquistar medalhas em Cali.
“A gente focou nos treinamentos em duplas. Nos Jogos Pan-Americanos, é muito importante qualquer chance de medalha e temos de aproveitar todo o tempo juntos para treinarmos as duplas e o entrosamento entre elas”, disse o técnico.
No Pan, as parcerias serão formadas por Silva e Turrini nas duplas masculinas e Giulia e Laura nas femininas. Nas mistas, o Brasil vai ter como representantes Giulia e Turrini. Em relação a Leonardo Iizuka, os treinamentos estão sendo mais intensos por ele ter mais tempo para treinar e se recuperar até a sua próxima competição, que será o Mundial.
“Como Iizuka vai ter um tempinho até o final do mês, os treinamentos dele estão sendo com bastante intensidade e volume para ele se adaptar rapidamente aos estilos de bola e de jogo do pessoal. Quando o treinador dele, o Eric (Mancini), chegar em Portugal, vai fazer acertos na parte tática”, explicou Yamamoto.
Programa de Desenvolvimento de Talentos
O Programa de Desenvolvimento de Talentos é uma parceria da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). No programa, os atletas com potencial para se tornarem futuros medalhistas olímpicos recebem um acompanhamento especial da comissão técnica das seleções de base, com análise regular no CT Time Brasil, estágios de treinamentos no exterior, além de participarem de competições do Circuito Mundial de Jovens para que possam ganhar maior vivência internacional.