COI une esforços para garantir a segurança da comunidade esportiva afegã

COI une esforços para garantir a segurança da comunidade esportiva afegã

Com a crise humanitária que está instaurada no país, diversos órgãos ligados ao movimento olímpico precisaram unir esforços para evacuar atletas do Afeganistão

Fonte COI
28 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

Nos últimos meses, o Comitê Olímpico Internacional (COI) vem fazendo um trabalho em conjunto com comitês olímpicos nacionais, federações internacionais, o comitê organizador de Paris 2024, a UN Refugee Agency, Samira Asghari, membro do COI no Afeganistão, e diversas ONGs. Através do esforço coletivo, eles conseguiram retirar mais de 300 membros da comunidade olímpica afegã do país, abrigando-os em locais seguros.

Apesar do esforço geral para melhorar a condição desses atletas, mais de 700 pessoas ainda se encontram em situação de risco por permanecerem no país. Principalmente as mulheres e meninas que praticam esportes, assim como aqueles que apoiam a prática feminina.

Com relação a esses membros da Comunidade Olímpica Afegã, o COI está dando continuidade à sua assistência de duas maneiras diferentes. A primeira é enviando esforços para poder evacuar essas pessoas para países seguros. Contudo, diversas pessoas que foram obrigadas a permanecer no Afeganistão estão sofrendo com a crise humanitária.

Ou seja, a segunda maneira que o COI encontrou foi disponibilizar um fundo humanitário para prestar assistência a elas nestes tempos difíceis. De ambas as formas, o comitê olímpico do Catar ofereceu cooperação logística em relação ao transporte dessas pessoas e à distribuição da ajuda humanitária.

Durante a assembleia geral da Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC), em Creta, o COI fez um apelo para que todos entrassem em contato com seus governos para obter mais vistos humanitários – que são necessários para a evacuação. Após o apelo, diversos compromissos de assistência foram recebidos pela entidade.

James Macleod, o diretor de relações com os comitês nacionais e a solidariedade olímpica do COI, descreveu a ação abrangente que está sendo realizada no movimento olímpico: “Vale a pena notar como é extraordinário o espírito de solidariedade que está sendo demonstrado pela comunidade olímpica desde o início da crise humanitária. Apesar dos tempos de incerteza no Afeganistão, o COI e os nossos parceiros agiram rapidamente para proteger e ajudar os membros da comunidade esportiva. Assim que a crise passar, o apoio irá continuar.”

Todos os atletas olímpicos afegãos de Tóquio, assim como os dois aspirantes a Pequim, já estão fora do país. Para esses atletas, o COI se comprometeu a fornecer apoio por meio de bolsas de estudo e bolsas de treinamento.

https://carros.peugeot.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *