Comitê Paralímpico Internacional publica o relatório anual de 2020/2021

Apesar da pandemia do coronavírus, que foi classificada como o pior momento da história da entidade, o IPC encerra o ano com balanço positivo

Por IPC
31 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) publicou seu relatório anual 2020/2021 detalhando como a organização fez grandes avanços durante o ano, apesar da pandemia covid-19. O relatório online destaca várias conquistas importantes e áreas de progresso feitas pelo IPC em 2020 e descreve como o órgão governante global do Movimento Paraolímpico reagiu à sua “maior crise até hoje”, de acordo com o presidente do IPC, Andrew Parsons.

Em um ano dominado pelo coronavírus, o relatório apresenta várias histórias sobre como todas as esferas do movimento paralímpico se adaptaram a novas formas de trabalho. Isso inclui detalhes sobre o adiamento histórico e replanejamento de Tóquio 2020, bem como relatos de primeira mão de vários atletas com qualificação médica que trocaram o treinamento paralímpico para trabalhar na linha de frente da pandemia.

Andrew Parsons, presidente do IPC, disse: “Em 2020, a pandemia fez com que o IPC e o movimento paralímpico enfrentassem nossa maior crise até o momento. Mesmo assim, por meio de novas maneiras de trabalhar e pensar, continuamos a prosperar como organização e como Movimento. Eu, pelo menos, nunca estive mais orgulhoso de ser presidente do IPC e membro do Movimento Paralímpico.”

Segundo Parsons, o IPC encerrou o ano financeiro com um orçamento equilibrado e sem a necessidade de qualquer apoio financeiro externo, uma grande conquista graças ao esforço hercúleo de toda a equipe e também à redução dos custos de toda a organização. Fora do covid-19, o relatório mostra o número crescente de parcerias que o IPC estabeleceu para promover seu novo pilar estratégico, que se concentra nos direitos humanos de 1,2 bilhão de pessoas com deficiência no mundo.

Ana Lucia Arellano, presidente da International Disability Alliance (IDA), escreve um prefácio para o relatório para explicar melhor como as duas organizações podem complementar as atividades uma da outra na próxima década. Há também entrevistas com o diretor executivo da IDA, Vladimir Cuk, e a fundadora do The Valuable 500, Caroline Casey.

São fornecidas atualizações sobre a revisão da governança do IPC, o trabalho do conselho de atletas e as etapas que estão sendo tomadas para monitorar a implementação e o sucesso do plano estratégico 2019-2022 do IPC. A decisão de trazer de volta para o IPC a entrega de programas de desenvolvimento anteriormente realizados pela Fundação Agitos também está contemplada.

banner fiore

administrator