Cerca de 50 representantes de 37 federações internacionais reuniram-se em Lausanne, Suíça, para compartilhar informações e trocar conhecimentos sobre formas de evitar a manipulação das competições esportivas.
Por IOC
18 de maio de 2023 / São Paulo (SP)
Organizada pela Unidade do Movimento Olímpico sobre a Prevenção da Manipulação de Competições (Unidade OM PMC), a reunião concentrou-se nos três principais pilares da estratégia do grupo: regulamentação e legislação, conscientização e capacitação, inteligência e investigações. As federações também receberam informações atualizadas sobre as próximas atividades do OM PMC no período que antecede Paris 2024.
“É fantástico ver o grupo de IF Single Points of Contacts ativo e bem informado sobre a prevenção da manipulação da concorrência”, disse Friedrich Martens, chefe da Unidade OM PMC.
“Nosso objetivo há anos é garantir que todas as federações internacionais estejam familiarizadas com nossas ferramentas e processos para permitir que possam lidar com quaisquer incidentes de maneira oportuna e proativa – sempre com o apoio da Unidade OM PMC. Nós os apoiamos na implementação do Código do Movimento Olímpico sobre a Prevenção da Manipulação de Competições, para aumentar ativamente a conscientização entre seus esportistas e sobre o gerenciamento de quaisquer incidentes. O workshop nos permitiu compartilhar as melhores práticas e experiências em uma ótima atmosfera e pudemos dar a todas as federações uma visão interna dos novos processos, procedimentos e ferramentas disponíveis.”
Durante a reunião realizada em 16 de maio em Lausanne, na Suíça, os especialistas das federações conheceram as novas regras-modelo para as entidades internacionais e nacionais que resultaram da recente atualização do Código do Movimento Olímpico sobre a Prevenção da Manipulação de Competições (Código OM PMC).
Os dirigentes participaram de sessões práticas interativas, compartilhando os melhores procedimentos para realizar atividades de conscientização para seus esportistas. O envolvimento dos embaixadores do Believe in Sport também foi destacado, bem como o suporte disponível por meio das ferramentas disponibilizadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
O workshop teve ainda forte foco em inteligência e investigações. Os processos de inteligência PMC da Unidade OM, que se aplicam durante os Jogos Olímpicos e outras competições, foram apresentados aos participantes, bem como as ferramentas disponíveis para conduzir inteligência e investigações, como a plataforma IBIS e novas plataformas de código aberto desenvolvidas pela unidade.
Um compromisso de todo o Movimento Olímpico
Algumas semanas atrás, a Unidade OM PMC organizou um webinar semelhante com centros de operação de redes (NOCs).
Essas reuniões fazem parte dos esforços do COI para envolver todas as principais partes interessadas do Movimento Olímpico na proteção da integridade das competições esportivas.
As iniciativas para evitar a manipulação da concorrência são lideradas pela Unidade OM dedicada PMC, criada em 2017. Em março de 2023, o COI decidiu alocar um fundo de US$ 10 milhões por Olimpíada para continuar a apoiar o trabalho bem-sucedido desta unidade.