Município é o primeiro a aderir ao programa e terá à disposição materiais do COB como folders, vídeos, cursos e diretrizes para apoiar no combate ao racismo, violência, assédio e abuso no esporte
Fonte COB
7 de dezembro de 2021
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) assinaram na sexta-feira (3), em evento realizado na prefeitura de Santos, um acordo de cooperação para implementação do Programa Esporte Seguro para Organizações na cidade do litoral paulista. O programa é uma iniciativa do COB, através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), sua área de educação, e visa apoiar as organizações e toda a comunidade esportiva, com o objetivo de tornar o esporte um lugar seguro.
A ação quer contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, para difundir amplamente temas como: violência, assédio, abuso, racismo, ética, entre outros. O diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, representou a entidade no evento, que também teve a presença do prefeito de Santos, Rogério Santos.
“Quando se fala em cultura de esporte seguro, não há que se medir esforços. A implementação de princípios gerais de segurança, bem como a busca por prover um ambiente esportivo seguro, acolhedor e respeitador é uma missão constante do COB e uma responsabilidade de toda a comunidade esportiva. Hoje, estamos muito felizes em assinar esse acordo de cooperação com a Fundação Pró-Esporte de Santos, pois ganhamos um grande aliado para o nosso time. Santos é o primeiro município a aderir ao programa e temos a certeza que iremos trabalhar em parceria para promover o Esporte Seguro, pois juntos somos mais fortes”, declarou Rogério Sampaio.
O COB disponibilizará para a Fupes, órgão da prefeitura de Santos responsável pelo gerenciamento do esporte de alto rendimento na cidade, materiais como folders, vídeos, cursos e diretrizes para apoiar no combate ao racismo, violência, assédio e abuso no esporte. Este conteúdo será utilizado nas ações esportivas da fundação.
“Parceria inédita que muito nos orgulha com a entidade máxima do país que é o Comitê Olímpico do Brasil. Seguimos com nosso compromisso de qualificar ainda mais nossos técnicos e atletas através dos valores olímpicos”, afirmou o diretor-presidente da Fupes, Cristhian Martins Pereira.
Desde 2018, o COB vem realizando ações importantes como a criação de um canal de denúncias; implementação da Política de Prevenção e Enfrentamento às Violências, Assédio e Abuso; de uma Área de Educação e Prevenção ao Doping; cursos de Enfretamento e Prevenção do Assédio e Abuso no Esporte, para adultos e jovens, o Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando; a Política de Prevenção e Enfrentamento à Manipulação de Competições; além de ações educacionais em Missões do Time Brasil.
O Programa Esporte Seguro tem entre os seus dos objetivos junto às organizações: a disseminação da importância desses temas, o apoio à criação de campanhas educativas sobre o esporte seguro, dar subsídio às entidades para implementação de ações efetivas em relação à segurança no esporte, incentivo à criação de canais de denúncia, estimulo à realização de treinamentos, entre outros. O COB acredita que a comunidade esportiva só tem a ganhar com um ambiente mais saudável.
Atualmente, mais de 10 mil pessoas já participaram das ações do COB sobre os temas de ética, prevenção e enfrentamento da violência, assédio, abuso e racismo. Os cursos de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, com a edição para adultos, lançada em março de 2020, e a edição Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens, desde fevereiro de 2021, e o Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando, inaugurado em abril deste ano, foram obrigatórios para atletas e membros de delegação que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021.