Eleição remota foi realizada durante a assembleia geral da WT e mais uma vez Choue foi candidato único
Fonte World Taekwondo
31 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)
Presidente da World Taekwondo desde 2004, o sul-coreano Chungwon Choue foi reeleito presidente da World Taekwondo para o período de 2021 e 2025. Realizada de forma eletrônica a votação aconteceu durante a assembleia geral de 2021 e Choue foi candidato único.
“É uma grande honra ter sido reeleito como presidente World Taekwondo e mais uma vez liderar nosso esporte. No último ano e meio, usamos o tempo que tínhamos para reiniciar nossas operações. Agora, é hora de elevar a entidade ao topo. Mais do que nunca, precisamos permanecer unidos e trabalhar em harmonia. Pretendemos nos tornar uma das melhores e mais respeitadas federações esportivas internacionais até o nosso 50º aniversário de fundação em 2023”, foram as palavras de Choue logo após sua reeleição.
Alguns dos planos do presidente da World Taekwondo incluem a implementação de novas medidas e a luta por novos ideais como, por exemplo, o aumento da representatividade feminina na federação e também avançar no taekwondo virtual.
Ao todo, 17 membros do conselho mundial de taekwondo foram eleitos durante a assembleia geral. Entre eles, cada união continental da modalidade elegeu uma mulher, garantindo, assim, uma maior igualdade de gênero. Maria Rosario Borello, da Guatemala, foi elevada ao cargo de vice-presidente por receber o maior número de votos entre as candidatas. Ali Sagirkaya foi eleito auditor do processo eletivo.
A eleição foi conduzida através do sistema Lumi, que é utilizado pela maioria das federações internacionais. A próxima assembleia geral acontecerá na mesma ocasião do Campeonato Mundial de Taekwondo em Wuxi, em 12 de abril de 2022. Veja, abaixo, quais são os novos membros da WT por continente.
África
Driss El Hilali (Marrocos)
Margaret Elizabeth Binga (Nigéria)
Mohamed Shaaban (Egito)
Ásia
Ahmed Hamdan Alzeyoudi (Emirados Árabes Unidos)
Jin-Bang Yang (República da Coréia)
Kook Hyun Jung (República da Coréia)
Nadin Dawani (Jordânia)
Europa
Anatoly Terekhov (Rússia)
Angelo Cito (Itália)
Anna Vassallo (Malta)
Metin Sahin (Turquia)
Américas
Inseon Kim (Estados Unidos)
Maria Rosario Borello (Guatemala)
Mario Mandel (Chile)
Richard Jay Warwick (Estados Unidos)
Oceania
Hassan Iskandar (Austrália)
Jamie Lee Carpenter (Nova Zelândia)