O Comitê Brasileiro de Clubes firmou parceria com a VoeITA, Azul e Gol para adquirir passagens aéreas de forma direta para atletas, comissões técnicas e dirigentes
Fonte CBC
14 de setembro de 2021 / Curitiba (PR)
Na última quarta e quinta-feira (8 e 9), o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) assinou, contratos com as companhias aéreas VoeITA, Azul e Gol, como resultado do processo de credenciamento, que possibilitará a aquisição direta, por meio da equipe do CBC, de passagens aéreas para atletas, membros das comissões técnicas e dirigentes envolvidos na realização dos Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI).
A parceria é uma ação inédita do CBC, que passa a ser a única entidade pertencente ao Sistema Nacional de Desporto (SND) a realizar o credenciamento para contratação direta de serviços com condições especiais. A medida tem o objetivo de trazer economia e eficiência para os processos de aquisição de passagens aéreas, contribuindo para o desenvolvimento do Programa de Formação de Atletas e oportunizando a realização de mais competições do calendário anual dos CBI.
Segundo Paulo Maciel, presidente do CBC os contratos são de grande valia para o fortalecimento do programa e para o esporte brasileiro. “Todas as ações do CBC são pautadas pela seriedade, transparência e honestidade. Buscando sempre, cumprir nosso papel de formar excelentes atletas e bons cidadãos, firmamos parcerias com grandes companhias aéreas como a Itapemirim, Azul e Gol, para garantir a continuidade de nosso trabalho de formação”, comentou.
Para Felipe Cavalcanti, gerente Jurídico do Comitê Brasileiro de Clubes a contratação direta também tem o objetivo de fazer cumprir as recomendações dos órgãos de controle da União.
“O CBC sempre valorizou a eficiência e a transparência na gestão dos seus recursos lotéricos oriundos da Lei № 13.756/2018. Sobre a aquisição direta de passagens aéreas, após criteriosa análise, o TCU validou os dois credenciamentos realizados pelo Governo Federal (2014 e 2020), e a CGU (em 2020) recomendou às entidades gestoras de recursos públicos federais a formalização de acordos corporativos de descontos para aquisição direta das passagens aéreas. Foi justamente com esse espírito, atrelado à otimização dos recursos financeiros, que o comitê credenciou as principais companhias do país para aquisição direta de passagens aéreas”, disse Cavalcanti.
Matheus Silva, gerente de Esportes e Competições do CBC destacou a importância do credenciamento e os novos desafios. “O credenciamento com as companhias aéreas vem para suprir a grande demanda gerada pelos Campeonatos Brasileiros Interclubes. O eixo de competições é a porta de entrada do Programa de Formação de Atletas do CBC e beneficia todos os clubes integrados ao programa”, expôs o dirigente.
“O CBC sempre busca a melhor forma de utilizar os recursos a nós destinados, e, por meio do credenciamento, além da economia, agregaremos mais transparência e facilidades a todos os beneficiados tanto dos clubes quanto das confederações e ligas nacionais parceiras. A concretização dessa etapa traz novas e grandes responsabilidades ao CBC, principalmente pelo fato de o credenciamento de grupos ser algo inédito no mercado. É um importante avanço para nós e temos a certeza de que teremos muito sucesso”, pontuou Paulo Maciel.
CBC e VoeITA
A reunião que firmou a parceria entre o CBC e a VoeITA, companhia aérea do Grupo Itapemirim aconteceu na manhã de quarta-feira (8), e contou a participação de Karina Mendonça, vice-presidente de Governança Corporativa; Fabiano Oliveira, diretor Comercial; e Guilherme Fussi, gerente Comercial de Turismo e Lazer; que representaram a empresa aérea, além do presidente do CBC Paulo Maciel, do gerente de Esportes e Competições Matheus Silva e do gerente jurídico Felipe Cavalcanti.
“Estamos bastante contentes em anunciar essa parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes, já que com ela teremos a oportunidade de apresentar o ‘jeito ITA de voar’ às equipes, atletas e todo seu corpo diretivo. Além disso, apesar de nova, somos uma empresa aérea que tem boa proximidade com a área cultural, graças aos apoios que temos prestado ao segmento desde que estreamos, no início de julho. A partir de agora, por meio desta parceria, também estreitamos nosso relacionamento com o segmento esportivo, unindo ainda mais as duas grandes paixões dos brasileiros: viagens e esportes”, comentou Karina.
CBC e Azul
O credenciamento da Azul Linhas Aéreas aconteceu na tarde de quarta-feira (8), em uma reunião entre o presidente Paulo Maciel e a equipe do CBC, com Antônio Américo, diretor Comercial da Azul e Joaquim Domingos, gerente Regional de Vendas da empresa aérea.
“A partir desse processo de emissão direta, conseguimos estar mais próximos de nossos clientes, entender as dificuldades de nossos viajantes e assim conseguir oferecer ainda mais qualidade em nossos serviços. A parceria entre Azul e CBC é de grande importância para o Brasil e para o desenvolvimento do desporto nacional. Através de nossa experiência e ferramentas disponíveis, conseguiremos transportar nossos atletas, equipes técnicas e pessoal envolvido com toda qualidade. Para o futuro da parceria, nosso desejo é que possamos crescer cada vez mais juntos”, informou Domingos.
CBC e Gol
Para a assinatura do contrato de parceria entre a Gol e o comitê, estiveram presentes o vice-presidente comercial, de marketing e cliente Eduardo Bernardes Neto; o diretor de canais de vendas Renzo Mello, a gerente executiva Juliane Castiglione e a executiva comercial Suimeiry Siqueira, além do presidente Paulo Maciel e equipe do CBC.
Eduardo Bernardes Neto destacou a relevância da parceria. “Nossa parceria está totalmente alinhada com um dos importantes pilares da Gol, que é o apoio ao esporte brasileiro. Já somos patrocinadores de algumas modalidades, então quando enxergamos essa oportunidade de parceria entre a Gol e o CBC, que pudesse levar o transporte aéreo de qualidade da Gol para os atletas de outras modalidades, entendemos que isso faz total sentido”, informou o executivo da empresa aérea que finalizou avaliando o modelo de trabalho adotado a parceria.
“Todo o trabalho realizado pelo CBC é digno de muito reconhecimento, e é muito importante para o desenvolvimento do esporte brasileiro, que vai além da formação do atleta, mas também do cidadão. O modelo de trabalho que estamos discutindo há alguns meses, entre CBC e Gol, e que agora podemos implementar vai trazer resultados ainda melhores para o esporte nacional. Acreditamos muito nessa parceria e esperamos crescer juntos, fazendo com que a quantidade de clubes e atletas voando conosco seja cada vez maior”, finalizou o vice-presidente da Gol.