Mesa-tenista recordista brasileiro fez com que a vitória sobre esloveno Darko Jorgic ficasse muito mais fácil do que era esperado nas oitavas de final
Fonte COB
27 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
O brasileiro Hugo Calderano se tornou, isoladamente, o atleta com a melhor campanha do país em Mundiais de Tênis de Mesa nesta sexta-feira (26), quando superou sua própria marca e a de dois mesa-tenistas lendários, Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, e Cláudio Kano, ao passar das oitavas de final do torneio, nos Estados Unidos. Agora, a meta é uma medalha inédita. E falta apenas uma vitória para atingir o histórico objetivo.
No jogo desta sexta-feira, no George R. Brown Convention Center, em Houston, ele derrotou o esloveno Darko Jorgic, por 4 a 1 (8/11, 11/6, 11/3, 13/11 e 11/2). Hoje, Calderano vai encarar a partida das quartas de final, que divide os medalhistas dos demais atletas. Certamente, será o mais importante duelo da história do tênis de mesa brasileiro até aqui.
E, como tem sido neste torneio, a promessa é de mais dificuldades. O oponente será o inglês Liam Pitchford – adversário que Calderano sempre encontra muitas dificuldades – ou o chinês Liang Jingkun, que se enfrentam no final desta noite. O horário da partida será divulgado posteriormente pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Todas as partidas são transmitidas ao vivo no serviço de streaming Star+, do Grupo Disney.
Brasileiro torna o jogo fácil
O que todos esperavam era um jogo complicado diante do número 23 do mundo. Jorgic eliminou Calderano do WTT Star Contender em março, no Catar. Mas, a qualidade do brasileiro fez com que o jogo se tornasse bem mais fácil.
A partida contra Darko Jorgic até começou da forma esperada. O esloveno criou todo o tipo de dificuldade para Calderano, a exemplo do que tem acontecido nos últimos tempos, em confrontos internacionais e na Bundesliga, a liga alemã, onde o brasileiro atuava. O adversário dominou o duelo e venceu o primeiro set. No segundo, Calderano passou a dificultar demais a recepção do esloveno e mudou os rumos da partida.
O domínio do brasileiro continuou no terceiro set, quando ele abriu 5 a 1 no placar e continuou mantendo o ritmo forte, conseguindo assim a virada no jogo. Na quarta parcial, a partida voltou a ficar equilibrada. Calderano chegou a ter dois set points, mas não fechou e o psicológico passou a ser fundamental. Melhor para o atleta do nosso país, que conseguiu finalizar, com 13 a 11. Hugo dominou o quinto set, não tomando conhecimento de Jorgic e garantindo a passagem para a próxima fase do Mundial.
“O Hugo jogou muito bem. Mesmo iniciando com nível alto, perdeu o primeiro set. O Jorgic botou uma intensidade realmente alta. Mas o Hugo conseguiu manter essa intensidade e achou várias soluções na partida. Fechou muito bem o jogo curto e foi bem agressivo. O Hugo pode sair muito satisfeito e ficar focado daqui a pouco para as quartas de final”, resumiu o seu técnico, Jean-René Mounié.