Bicampeão olímpico Eliud Kipchoge é eleito melhor atleta masculino das Olimpíadas de Tóquio no ANOC Awards

Bicampeão olímpico Eliud Kipchoge é eleito melhor atleta masculino das Olimpíadas de Tóquio no ANOC Awards

O maratonista do Quênia recebeu a medalha de ouro ao completar a prova em 2h8min38s, alcançando a melhor índice na prova masculina desde 1972

Fonte World Athletics
2 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)

O queniano Eliud Kipchoge foi eleito o melhor atleta masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 pela ANOC (Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais). O maratonista bicampeão olímpico foi medalhista de ouro na prova em que participou em agosto com o tempo de 2h8min38s, alcançando a melhor índice da prova desde 1972.

Kipchoge acumula, após Tóquio 2020, quatro medalhas olímpicas: ele também foi ouro no Rio 2016, prata nos 5.000m em Pequim 2008 e bronze nos 5.000m em Atenas 2004. “É uma honra receber o Prêmio ANOC de melhor atleta masculino nas Olimpíadas de Tóquio”, disse o maratonista. “Com tantas boas atuações de vários atletas, estou orgulhoso de ser merecedor deste prêmio.”

O Prêmio ANOC foi criado para ratificar o reconhecimento dos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) pelo empenho dos seus atletas e principalmente pela dedicação ao movimento olímpico e também por promover valores olímpicos. Durante a cerimônia, também foram entregues a premiação aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) inovadores que proporcionaram momentos esportivos históricos em Tóquio 2020.

Eliud Kipchoge cruza a linha de chegada em Tóquio © Twitter

Além dos Prêmios ANOC, o Comitê Olímpico Helênico dedicou um prêmio ao melhor atleta grego de Tóquio 2020 e o vice-ministro grego do esporte, Lefteris Avgenakis, premiou o campeão masculino de salto em distância Miltiadis Tentoglou com a homenagem.

Representantes de 155 dos 205 CONs participaram da cerimônia da sétima edição do ANOC Awards presencialmente e foram acompanhados virtualmente pelos demais membros do movimento olímpico.

A World Athletics premiou outros destaques de Tóquio 2020, como a nadadora canadense Maggie Mac Neil que foi eleita a melhor atleta feminina de Tóquio, depois de conquistar o ouro nos 100m borboleta e prata no 4x100m livre e bronze no medley 4x100m.

banner fiore

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *