O mandato do dirigente brasileiro no IPC iniciou em 2017. Parsons não enfrentou oposição e contou com 98% dos votos válidos
Por Helena Sbrissia / Global Sports
13 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)
Durante a 20ª Assembleia Geral do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), realizada de maneira online no domingo (12), Andrew Parsons foi reeleito para o segundo mandato consecutivo de quatro anos como presidente da entidade. O brasileiro, que não teve oposição, recebeu 98% dos votos válidos e seguirá no comando da entidade até 2025. Ele é mandatário desde 2017, quando substituiu o britânico Philip Craven.
Parsons possui uma longa carreira na administração esportiva, tendo atuado como presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de 2009 a 2017 e fazendo parte da comissão de coordenação do COI para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ele também foi vice-presidente do IPC durante o mandato de Craven.
“Gostaria de agradecer aos membros do IPC pelo apoio contínuo. É uma honra absoluta ser reeleito como presidente do Comitê Paralímpico Internacional. Comecei como estagiário no CPB, há 24 anos, então ter os meus primeiros quatro anos de mandato reconhecidos e celebrados é fantástico, e eu estou muito feliz. A diretoria é nova e muito interessante, temos mais mulheres do que nunca participando e também oito ex-paratletas no conselho de atletas da nossa entidade. Isso vai ajudar muito nos próximos quatro anos”, foram as palavras de Parsons em seu discurso.
Ele, também, com muito pesar, despediu-se de alguns membros do conselho que buscavam, sem sucesso, a reeleição, além de agradecer pelo tempo de contribuição. “Conseguimos atingir muitos objetivos juntos e foi uma honra servir a esta organização e aos atletas que estão com vocês. Nosso propósito está mais claro do que nunca, é sobre os atletas, a adesão, os Jogos e os direitos humanos. O conselho recém-eleito nos ajudará muito nessa implementação.”
O neozelandês Duane Kale também foi reeleito para um mandato de quatro anos como vice-presidente do IPC. Ele é tetracampeão olímpico e recebeu 154 dos 159 votos válidos, além de também não ter enfrentado oposição. “Agradeço aos membros pelo endosso no meu segundo mandato consecutivo e também pela oportunidade de trabalhar novamente ao lado do presidente Andrew Parsons.”
“Apesar de todos os desafios que enfrentamos, fizemos avanços significativos na execução do nosso plano estratégico com o nosso propósito. Não há dúvida alguma do ímpeto que temos e que o próximo ciclo de quatro anos continuará a render ótimos frutos para nossos atletas, membros e para o movimento paralímpico como um todo. É uma honra servir esta organização incrível”, finaliza Kale.