André Fufuca faz limpa no Ministério do Esporte e exonera Marta Sobral e Diogo Silva

André Fufuca faz limpa no Ministério do Esporte e exonera Marta Sobral e Diogo Silva

Novo secretário-executivo do Ministério do Esporte é Antonio Paulo Vogel, ex-número 2 de Abraham Weintraub no Ministério da Educação de Jair Bolsonaro (PL), e novas trocas deverão acontecer em breve. 

Fonte Marcelo Ramos / Bnews
29 de novembro de 2023 / Curitiba (PR)

A ex-jogadora de basquete Marta Sobral (PT) foi informada na quinta-feira (23) por André Futuca (PP), ministro do Esporte, que será exonerada do cargo de secretária nacional de esporte de alto desempenho — novo nome da conhecida SNEAR, de alto “rendimento”. As informações são do Uol.

Marta, que trocou o Patriota pelo PT para ser candidata a deputada estadual por São Paulo no ano passado, foi uma das poucas pessoas levadas ao ministério pela ex-ministra Ana Moser, que nunca teve controle total do ministério. Apesar da filiação ao PT, era tida como indicada pela cota da então ministra.

De acordo com a reportagem, quando Ana Moser foi demitida pelo presidente Lula (PT), substituída por Fufuca, a expectativa era de que Marta fosse das primeiras exoneradas, pela proximidade com a ex-ministra e pelo fato de não ter um trabalho que justificasse sua manutenção. Mesmo assim, permaneceu, escanteada. A agenda dela não tem compromissos desde 6 de outubro, há mais de um mês e meio.

Segundo a Folha, a decisão já teve sua portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) ou foram comunicadas e têm seu ponto de inflexão a chegada do novo secretário-executivo, Antonio Paulo Vogel, ex-número 2 de Abraham Weintraub no Ministério da Educação de Jair Bolsonaro (PL).

O número de demitidos ou realocados para cargos de menor expressão chega a 13 se considerados nomes dos servidores de carreira que atuaram na gestão da ex-ministra que não estão mais no ministério. Novas trocas deverão acontecer em breve.

Ainda segundo o Uol, uma denúncia apresentada à corregedoria do Ministério do Esporte por assédio moral e abuso de autoridade parece ter pesado sobre Marta. Servidores e funcionários reclamavam ser regularmente desrespeitados por ela, que chegou a barrar a entrada, no ministério, de funcionários de uma empresa terceirizada.

https://www.sicoob.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *