Dirigente interino deve ser eleito presidente da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC) sem oposição, pois é o único candidato inscrito
Fonte Ali Iveson / Inside The Games
28 de julho de 2022 / São Paulo (SP)
O novo presidente permanente da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC) deve ser eleito na assembleia geral da entidade que se realiza em Seul nos dias 19 e 20 de outubro, tendo Robin Mitchell como único candidato.
O dirigente fijiano, que também é presidente dos Comitês Olímpicos Nacionais da Oceania, assumiu a presidência interina da ANOC desde que o sheikh Ahmed Al-Fahad Al-Ahmed Al-Sabah foi acusado de falsificação na Suíça em 2018.
Mitchell confirmou na assembleia geral do ano passado, em Creta, que iria exercer o cargo de forma permanente. Na época, a ilha grega organizou a assembleia geral no lugar de Seul, que não pôde cumprir as funções de hospedagem por causa das restrições impostas pela covid 19.
Aos 76 anos, Mitchell é membro do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional desde 1994.
O chileno Neven Ilic, o presidente da Panam Sports, era visto como potencial adversário para a presidência da ANOC, mas durante os Jogos Pan-Americanos Juniores realizados em novembro passado disse que não tinha interesse imediato no cargo.
O ex-líder do ANOC foi condenado a 14 meses de prisão, por um tribunal de Genebra em setembro do ano passado, após ser considerado culpado de falsificação.