Troféu foi entregue em reconhecimento ao trabalho do Comitê Olímpico do Brasil para o fomento do esporte universitário no país
Por COB
1º de Abril de 2022 / Curitiba (PR)
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi homenageado na Premiação Melhores do Ano da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). O COB recebeu um troféu especial durante a cerimônia realizada na noite da quarta-feira, dia 23, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, como uma das entidades que mais contribuíram para o fomento do esporte universitário no país. O diretor administrativo do COB, Ricardo Mathias, representou a instituição na solenidade.
“Gostaria de parabenizar o presidente Luciano Cabral pelo excelente trabalho que vem realizando à frente da CBDU e agradecer a bela homenagem concedida ao COB durante a Premiação Melhores do Ano. Seguimos juntos trabalhando em prol de um esporte universitário cada vez mais forte e consolidado no Brasil”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
O evento reuniu e homenageou atletas e entidades que trabalharam para o desenvolvimento do esporte universitário em 2021. Dentre os atletas premiados, Thiago Júlio Souza Alfano Moura (atletismo) da UNG/SP e Ana Carolina Vieira (natação) da UNIP/SP foram eleitos os atletas do ano. Rebeca Vitória de Oliveira (taekwondo), do ISEMG/MG ficou com o título de Craque da Galera.
“Uma honra representar o COB neste evento tão importante e receber este troféu em reconhecimento ao nosso trabalho para fortalecer o esporte universitário no país. Somos todos agentes do mesmo sistema, com objetivos conjuntos de proporcionar as melhores condições aos nossos atletas para que alcancem seus resultados nas competições”, declarou o diretor administrativo do COB, Ricardo Mathias, que também representou o COB no Summit da CBDU no dia seguinte do prêmio em debate sobre modelo de negócios e gestão no esporte.
Realizado anualmente pela CBDU, a festa de gala do esporte universitário brasileiro não aconteceu em 2021 devido à pandemia de Covid-19. O retorno do evento foi uma grande celebração para os atletas, parceiros, Federações Universitárias Estaduais e Instituições de Ensino Superior que estiveram com a CBDU em 2021. O encontro contou com a presença da medalhista olímpica Maurren Maggi – também medalhista de ouro, prata e bronze em duas edições de Jogos Universitários Mundiais, e da medalhista mundial Daiane dos Santos – medalha de ouro e prata em duas edições dos Jogos Universitários Mundiais. As atletas foram embaixadoras dos Jogos Universitários Brasileiros 2021.
“Nós temos propostas, objetivos de fomentar o esporte dentro do ambiente educacional. E o nosso ambiente é ainda mais especial, pois lidamos com as pessoas que um dia liderarão o nosso país. O esporte universitário é isso, é forjar as pessoas com os valores do esporte, com a capacidade de superar desafios, trabalhar em equipe e exercer a empatia”, destacou Luciano Cabral, presidente da CBDU.
Além dos premiados marcaram presença também no evento: André Alves; secretário especial adjunto do esporte do Ministério da Cidadania, Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do Ministério da Defesa, Celina Leão e Júlio César Ribeiro; deputados federais por Brasília e membros da Comissão de Esportes da Câmara, Giselle Ferreira; Secretaria de Esporte e Lazer do DF, e Mariana Dantas; superintendente especial de esportes do estado de Sergipe.