Aildo Rodrigues Ferreira falou também dos trabalhos da secretaria em prol da Educação Física na esfera estadual
Por Helena Sbrissia e Paulo Pinto / Global Sports
3 de fevereiro de 2022 / Curitiba (PR)
O secretário estadual de Esportes Aildo Rodrigues Ferreira discursou durante a posse da diretoria do Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região/São Paulo (CREF4/SP), em 29 de janeiro, destacando a participação da entidade no Censo Esportivo do Estado de São Paulo, que vai levantar informações dos 645 municípios paulistas. O evento no hotel Holiday Inn Anhembi, na capital, reuniu dezenas de autoridades políticas, militares e esportivas, além de presidentes e conselheiros de CREFs de diversas regiões do País.
“Trago os cumprimentos do governador João Dória (PSDB) e do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) ao presidente Nelson Leme (CREF 000200-G/SP)”, disse o secretário. “Nós temos feito um trabalho em parceria com o CREF4/SP, o Censo Esportivo do Estado de São Paulo, que já foi iniciado e revelará em breve a realidade esportiva de todos os 645 municípios paulistas. A participação do CREF nesse projeto é fundamental e importantíssima.” Rodrigues destacou também a parceria entre o conselho, a Secretaria Estadual do Esporte e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Segundo Aildo Rodrigues, nos três anos e um mês em que ele esteve à frente da pasta – ou seja, desde janeiro de 2019 – foram criados diversos programas de extrema importância para o cenário esportivo no Estado, além da entrega de arenas esportivas, pistas de skate, academias ao ar livre e revitalizações de pisos de ginásios. “Também destaco o Centro de Formação Esportiva, que permite a inclusão de jovens, crianças e adolescentes num projeto continuado.”
Outra iniciativa de extrema importância do governo do Estado de São Paulo foi a criação do Centro de Excelência Esportiva de judô e atletismo de São Bernardo do Campo, que oferece toda a estrutura necessária para o desenvolvimento técnico dos atletas de alto rendimento de ambas as modalidades olímpicas.
“Em setembro entregamos o Centro de Excelência Esportiva, onde oferecemos estrutura de ponta, alimentação, alojamento, comissão técnica, convênio médico, enfim, todas as condições necessárias para os atletas do alto rendimento alcançarem pleno desenvolvimento técnico, diferentemente do que ocorria anteriormente. Este é certamente um dos principais feitos esportivos do governo de São Paulo”, pontuou o secretário estadual de Esportes.
Rodrigues disse ainda que durante a pandemia, apesar do cenário negativo e difícil para todas as esferas da sociedade, a Secretaria Estadual de Esportes foi capaz de dar continuidade aos trabalhos, que eram realizados de outras maneiras. “Com isso, buscamos o reconhecimento do governo estadual, que prometeu dobrar o orçamento destinado ao esporte, que chega a R$ 315 milhões em 2022, um valor recorde. “Isso é fruto do trabalho incansável que temos feito desde que assumimos a pasta, e temos de continuar a trabalhar em prol do esporte.”
Finalizando seu discurso, Aildo Ferreira destacou o programa paralímpico estadual, voltado para a qualificação dos professores e formandos de Educação Física, para que possam preparar atletas com deficiência para a etapa paralímpica dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). “Estamos fazendo o necessário, com equipamentos adequados e profissionais preparados para isso. Com isso, aprimoramos e melhoramos cada vez mais o trabalho à frente do esporte no Estado.”