COB firma acordo com prefeitura de Santos para implementação do Programa Esporte Seguro para Organizações

COB firma acordo com prefeitura de Santos para implementação do Programa Esporte Seguro para Organizações

Município é o primeiro a aderir ao programa e terá à disposição materiais do COB como folders, vídeos, cursos e diretrizes para apoiar no combate ao racismo, violência, assédio e abuso no esporte

Fonte COB
7 de dezembro de 2021

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) assinaram na sexta-feira (3), em evento realizado na prefeitura de Santos, um acordo de cooperação para implementação do Programa Esporte Seguro para Organizações na cidade do litoral paulista. O programa é uma iniciativa do COB, através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), sua área de educação, e visa apoiar as organizações e toda a comunidade esportiva, com o objetivo de tornar o esporte um lugar seguro.

A ação quer contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, para difundir amplamente temas como: violência, assédio, abuso, racismo, ética, entre outros. O diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, representou a entidade no evento, que também teve a presença do prefeito de Santos, Rogério Santos.

“Quando se fala em cultura de esporte seguro, não há que se medir esforços. A implementação de princípios gerais de segurança, bem como a busca por prover um ambiente esportivo seguro, acolhedor e respeitador é uma missão constante do COB e uma responsabilidade de toda a comunidade esportiva. Hoje, estamos muito felizes em assinar esse acordo de cooperação com a Fundação Pró-Esporte de Santos, pois ganhamos um grande aliado para o nosso time. Santos é o primeiro município a aderir ao programa e temos a certeza que iremos trabalhar em parceria para promover o Esporte Seguro, pois juntos somos mais fortes”, declarou Rogério Sampaio.

O COB disponibilizará para a Fupes, órgão da prefeitura de Santos responsável pelo gerenciamento do esporte de alto rendimento na cidade, materiais como folders, vídeos, cursos e diretrizes para apoiar no combate ao racismo, violência, assédio e abuso no esporte. Este conteúdo será utilizado nas ações esportivas da fundação.

Mais de 10 mil pessoas já participaram das ações do COB sobre temas de ética, prevenção e enfrentamento da violência, assédio, abuso e racismo © Carlos Nogueira / Prefeitura de Santos

“Parceria inédita que muito nos orgulha com a entidade máxima do país que é o Comitê Olímpico do Brasil. Seguimos com nosso compromisso de qualificar ainda mais nossos técnicos e atletas através dos valores olímpicos”, afirmou o diretor-presidente da Fupes, Cristhian Martins Pereira.

Desde 2018, o COB vem realizando ações importantes como a criação de um canal de denúncias; implementação da Política de Prevenção e Enfrentamento às Violências, Assédio e Abuso; de uma Área de Educação e Prevenção ao Doping; cursos de Enfretamento e Prevenção do Assédio e Abuso no Esporte, para adultos e jovens, o Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando; a Política de Prevenção e Enfrentamento à Manipulação de Competições; além de ações educacionais em Missões do Time Brasil.

O Programa Esporte Seguro tem entre os seus dos objetivos junto às organizações: a disseminação da importância desses temas, o apoio à criação de campanhas educativas sobre o esporte seguro, dar subsídio às entidades para implementação de ações efetivas em relação à segurança no esporte, incentivo à criação de canais de denúncia, estimulo à realização de treinamentos, entre outros. O COB acredita que a comunidade esportiva só tem a ganhar com um ambiente mais saudável.

Atualmente, mais de 10 mil pessoas já participaram das ações do COB sobre os temas de ética, prevenção e enfrentamento da violência, assédio, abuso e racismo. Os cursos de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, com a edição para adultos, lançada em março de 2020, e a edição Abuso e Assédio Fora de Jogo – para jovens, desde fevereiro de 2021, e o Curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando, inaugurado em abril deste ano, foram obrigatórios para atletas e membros de delegação que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021.

banner fiore

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *