Skatistas poderão escolher entre seguir um caminho por meio de critérios objetivos, com resultados de competições, ou subjetivos, através da comprovação da construção de uma carreira
Fonte CBSk
14 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
Entre os dias 1º e 31 de dezembro de 2021 a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) estará recebendo pedidos de skatistas brasileiros de todas as modalidades que buscam ascender à categoria profissional de disputa nas competições a partir de 2022. A solicitação poderá ser realizada por dois caminhos: critérios objetivos (resultados em competições) ou critérios subjetivos (carreira construída até o momento pelo skatista). Fica a cargo do skatista amador definir qual via escolher.
O procedimento é válido para todas as modalidades e ambos os gêneros, masculino e feminino. Os pedidos devem ser enviados para o e-mail esporte@cbsk.com.br entre os dias 1º e 31 de dezembro. A divulgação da relação dos aprovados será realizada até 19 de janeiro de 2022.
Seja pelos critérios objetivos ou pelos subjetivos, independente da modalidade, o skatista solicitante deve cumprir os requisitos abaixo descritos:
- Ter no mínimo 14 anos completos até 31 de dezembro do corrente ano;
- Apresentar declaração de federado junto à federação estadual do seu estado de competição e atestado de obtenção dos seus resultados esportivos estaduais;
- No ano corrente, de solicitação do pedido de profissionalização, não ter sido desclassificado por má conduta desportiva de competições oficiais junto a entidades filiadas à CBSk ou à World Skate. Também não ter sido punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva ou Superior Tribunal de Justiça Desportiva ou infringido ao Código de Ética da CBSk;
- Estar em dia com a justiça criminal, estadual e federal, na data do pedido da profissionalização;
- Apresentar cópia do documento com foto e validade nacional (RG ou CNH).
Requisitos para tentativa de ingresso através de critérios objetivos
Para os pedidos pela via dos critérios objetivos, o skatista solicitante deve atender a no mínimo duas das condições abaixo:
- Por duas vezes nos últimos quatro anos ter se classificado entre os três primeiros lugares na categoria amador ou feminino no ranking estadual ou na seletiva regional classificatória para o Campeonato Brasileiro CBSk;
- Pelo menos por uma vez nos últimos três anos ter se classificado entre os três primeiros lugares no ranking brasileiro amador ou feminino;
- Ter sido finalista no Campeonato Intercontinental com participação de representantes de três continentes e 10 países nos últimos três anos no mínimo;
- Ter sido finalista no mínimo em uma etapa do Circuito Brasileiro Open masculino ou feminino nos últimos três anos;
- Ter sido semifinalista no mínimo em uma etapa do Circuito Mundial World Skate nos últimos três anos;
- Ser membro atual da seleção brasileira de skate da CBSk.
Clique AQUI para visualizar em cada modalidade, a relação de competições válidas entre 2018 e 2021.
Requisitos para ingresso através de critérios subjetivos
Para pedidos por via de critérios subjetivos, o skatista solicitante deve apresentar currículo da sua trajetória no skate e declaração de patrocínio. Clique AQUI para baixar.
Nesse caso, serão considerados critérios midiáticos (entrevistas em revistas, sites, programas de televisão etc.), critérios mercadológicos (patrocínios, projetos com marcas especializadas etc.) e critérios esportivos (tempo de skate, fatos e conquistas relevantes para o segmento etc.).
O material apresentado será avaliado pelo comitê da modalidade juntamente com a diretoria da CBSk, sendo desta comissão o poder exclusivo de aprovação ou não.
Avaliação dos pedidos
Tanto no caso dos pedidos com base nos critérios objetivos quanto nos embasados em critérios subjetivos, o comitê de cada modalidade (downhill slide, downhill speed, freestyle, park, slalom, street e vertical), juntamente com a diretoria da CBSk, avaliará quais candidatos cumprem os requisitos para serem reconhecidos como skatistas aptos a disputar competições na categoria profissional.
Os comitês são formados por skatistas profissionais eleitos pelos seus próprios pares para mandatos de dois anos. Os comitês atuam, juntamente com a diretoria da CBSk, nas diretrizes esportivas do skate.