Estados, nações, organizações esportivas e outras entidades podem apresentar propostas para assumir a gestão das duas modalidades
Por IPC
19 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) convida todas as organizações interessadas em assumir a gestão da natação e do atletismo paralímpicos a apresentarem suas propostas até o dia 22 de abril de 2022.
As solicitações, que serão avaliadas por membros do IPC, fazem parte da pauta da assembleia geral que discutirá a revisão da constituição do órgão em dezembro de 2021. Caso a reforma administrativa seja aprovada, o IPC deixará de atuar como uma federação internacional de paradesporto até o fim de 2026.
As propostas devem demonstrar competência comprovada da candidata para tomar conta, efetivamente, de toda uma modalidade esportiva e explicar sua motivação. Serão observados ainda a cultura e os valores da entidade, de forma que sejam compatíveis com os valores centrais do movimento paralímpico. A localização da sede precisa ser estratégica e os candidatos deverão demonstrar sensibilidade em termos de inclusão, detalhando como as pessoas com deficiência são percebidas na sociedade e o que será feito para promover a acessibilidade.
“O IPC está muito animado com as perspectivas de transferir o comando do atletismo e da natação paralímpicos. Algumas organizações, cidades e governos já demonstraram interesse em assumir a tarefa. Agora, passamos para a próxima fase: precisamos estar preparados, caso a assembleia geral do IPC aprove os processos de licitação para as reformas de governança”, comentou o presidente do IPC, Andrew Parsons.
Ele explicou que a entidade está plenamente comprometida em garantir que o atletismo e a natação paralímpicos se tornem independentes do IPC, portanto, haverá incentivos para que as propostas contemplem isso, principalmente encorajando os candidatos a pensarem de forma criativa e expansiva. Essas duas modalidades estão enquadradas no grupo World Para Sports, que são esportes sob governança do IPC.
O atletismo e a natação paralímpicos fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos desde que eles foram criados, em Roma 1960. Em número de participantes, as duas modalidades são as maiores do programa. Um em cada quatro atletas em Tóquio 2020 competiu no atletismo paralímpico – um total de 1.142 atletas em 167 eventos de medalha. Na natação, foram 604 disputando pelo menos uma das 146 provas valendo medalha.
Em outubro de 2019 o IPC publicou uma proposta de revisão de governança, incluindo um processo para que o World Para Sports deixasse de ser jurisdição da entidade, tornando-se independente. O resultado da proposta será discutido e votado pelos membros do IPC no dia 11 de dezembro.
Serão realizadas reuniões virtuais para o engajamento de entidades interessadas em assumir o comando do órgão. A decisão de lançar o processo de licitação, sujeito à aprovação da assembleia geral do IPC, foi tomada durante uma reunião do conselho diretor em abril de 2021.