Paratleta do Rio de Janeiro consegue grande recuperação após primeira passagem e assegura o bronze nos 100m livres da S9
Por Olimpíada Todo Dia
3 de setembro de 2021 / Curitiba (PR)
Saiu a terceira medalha da natação brasileira na terça-feira (31) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Pela disputa dos 100m livre da classe S9, Mariana Gesteira foi dona do terceiro melhor tempo da prova e conquistou a medalha de bronze.
Nadando na raia de número quatro, a nadadora brasileira não começou tão bem a disputa, fechando a virada na quinta colocação. No entanto, Mariana Gesteira cresceu o ritmo nos 50m finais e foi recompensada com a medalha de bronze, fechando os 100m em 1m01s82, apenas três centésimos à frente da quarta colocada, a britânica Toni Shaw.
“Desde a manhã eu me senti muito bem. O 100m pra mim é uma prova muito difícil por conta da minha deficiência eu vou perdendo muito na prova. E a gente mudou a estratégia totalmente de uma forma que eu consigo abrir mais no braço para ter perna pra voltar. Eu não tinha perna, eu afundava na volta. E a gente conseguiu construir essa prova em pouquíssimo tempo e saiu esse resultado maravilhoso”, relatou a nadadora que conquistou a sua primeira medalha paralímpica em Tóquio.
“Eu não poderia estar mais feliz. Era o sonho da minha vida pegar uma medalha aqui, só que a gente nunca sabe. É muito incerto. Estava todo mundo no bolo. Estou muito feliz. Sem palavras. Muito realizada. Acho que é um reconhecimento, que vai me dar mais gás para o próximo ciclo, já que esse ciclo não foi fácil. Espero que o próximo também seja difícil, mas seja de muita qualidade. Porque isso que faz a gente crescer e valorizar cada conquista como essa”, completou Mariana Gesteira.
Além da brasileira, o pódio da prova foi formado pela espanhola Marta Infante, que ficou com a medalha de prata e a russa Nataliia Butkova que conquistou a medalha de ouro.