Remadora foi a mais votada em eleição do colegiado, que escolheu o medalhista olímpico Rafael Silva, do judô, como vice-presidente.
Por Comitê Olímpico do Brasil
26 de janeiro de 2025 / Curitiba, PR
A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) elegeu nesta quinta-feira, dia 23, a remadora Fernanda Nunes como presidente e o judoca medalhista olímpico Rafael “Baby” Silva para o cargo de vice-presidente no período entre 2025 e 2028. Fernanda e Rafael foram escolhidas pelos 25 membros da CACOB em votação interna.
A eleição desta quinta foi realizada por plataforma eletrônica e teve acompanhamento das áreas de Compliance e Jurídica do COB. Fernanda, com 16 votos, e Rafael, com 14, foram escolhidos por maioria simples por meio de voto secreto dos novos integrantes e permanecerão no cargo até o fim do mandato. Os dois agora passam a integrar também o Conselho de Administração do COB.
Representante do Brasil no remo nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Fernanda já havia sido a atleta mais votada no pleito que elegeu a nova formação da CACOB, em setembro de 2024. Na ocasião, ela recebeu 46 votos. A carioca de 39 anos integrou a CACOB no último ciclo olímpico e acompanhou o crescimento da relevância do grupo. Agora como presidente pretende fortalecer ainda mais o colegiado.
“É com grande honra e responsabilidade que assumo a presidência da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Essa eleição foi feita através de uma construção coletiva, é o resultado da confiança depositada em mim pelos meus colegas atletas e sou extremamente grata por isso”, celebrou Fernanda, que exaltou a importância da CACOB no Movimento Olímpico Brasileiro.
“Entendo a importância de nossa função dentro do COB, somos a voz ativa dos atletas, a essência do esporte. Tanto eu quanto o Rafael temos o compromisso de trabalhar com transparência, dedicação e união para promover o bem-estar de todos os atletas brasileiros, defender seus direitos e criar um ambiente mais justo e inclusivo no esporte. Nossa Comissão é um time de pessoas, estrelas do esporte nacional que vivenciaram muitas coisas em suas carreiras para chegarem onde chegaram e agora querem deixar um legado para as próximas gerações. Estou pronta para enfrentar os desafios dessa nova etapa junto com todos, com respeito, ética, trabalho e coração”, declarou Fernanda.
Já Rafael Silva é um dos judocas mais vitoriosos da história do Brasil. Sua carreira tem como principais resultados três medalhas olímpicas e quatro em Campeonatos Mundiais. Nos últimos Jogos Olímpicos, em Paris, integrou a equipe que fez história ao conquistar a primeira medalha por equipes do judô nacional.