Preparação para os Jogos Universitários Brasileiros chega na reta final

Preparação para os Jogos Universitários Brasileiros chega na reta final

A secretária de esportes e lazer do Distrito Federal Giselle Ferreira fala sobre os últimos preparativos para receber mais de 4,5 mil atletas  para o evento

Por Helena Sbrissia / Global Sports
22 de setembro de 2021 / Curitiba (PR)

Os preparativos para os Jogos Universitários Brasileiros que irão ocorrer em Brasília ainda neste ano já começaram. A Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), em conjunto com o governo do Distrito Federal, representado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), estão responsáveis por todos os preparativos que antecedem o evento. A SEL é responsável por administrar, coordenar e promover o esporte no DF, portanto, é parceira imprescindível para a realização dos JUBs.

Segundo Giselle Ferreira, secretária de esporte e lazer do Distrito Federal, a Secretaria trabalha em conjunto com órgãos como a Secretaria de Saúde, Segurança Pública, Transporte e Mobilidade, Limpeza Urbana, Comunicação, Turismo e com as administrações regionais do governo local para fazer com que o evento seja organizado com excelência, garantindo a segurança de todos os envolvidos.

Registro da etapa final da natação dos 67 º Jogos Universitários Brasileiros, que aconteceram em Salvador (BA) © Jonne Roriz / CBDU

O maior desafio para os organizadores do evento é receber mais de 4,5 mil pessoas em Brasília, incluindo atletas, árbitros, voluntários e oficiais – e garantir que todos tenham segurança. Todos os protocolos contra o coronavírus serão seguidos à risca, portanto. Para Giselle, outro grande desafio para o evento foi a infraestrutura, já que foi necessário adequar as 26 modalidades esportivas e paradesportivas em apenas nove dias de competição.

Cada modalidade exige uma infraestrutura diferente de piso, tamanho da quadra, espaços abertos ou fechados e, no caso das paramodalidades, a acessibilidade também é muito importante. “A equipe de produção da SEL visitou todos os locais no Distrito Federal para competições e fez o levantamento de cada um para escolher as melhores opções caso a caso. Serão cerca de 25 locais, como ginásios, clubes, escolas e universidades”, explica a secretária de esporte e lazer.

As competições referentes aos JUBs irão aquecer o segmento de eventos, o que acaba por movimentar a economia de diversas áreas. “Os eventos esportivos são um propulsor do nosso turismo, a previsão de ocupação hoteleira é de 33 mil quartos, na capital federal. Os ganhos com o JUBs irão além do esporte porque, durante 10 dias de realização do evento, serão cerca de R$ 12 milhões injetados na economia local por meio de hotelaria, transporte, alimentação e outros itens. E, acima de tudo, a volta das competições esportivas, com toda a segurança exigida, é importante para a população, afinal, esporte é saúde.”

https://carros.peugeot.com.br

administrator

Outras Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *