Na última edição, em 2019, a entidade ficou em primeiro lugar; anúncio do grande vencedor acontece na próxima sexta-feira
Fonte Nelson Ayres / CBTM
16 de dezembro de 2021 / Curitiba (PR)
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) segue sendo reconhecida como uma das melhores confederações esportivas do Brasil em práticas de governança. Pela sexta vez consecutiva, o Prêmio Sou do Esporte indica a entidade como uma das melhores. O anúncio do grande vencedor será realizado na próxima sexta-feira (17), a partir de 22h, direto dos estúdios do Bandsports, com transmissão ao vivo do canal.
A CBTM é a atual campeã do Prêmio Sou do Esporte, que foi entregue pela última vez em 2019, em razão da pandemia de covid-19. Outras cinco entidades foram indicadas no prêmio deste ano (houve um empate, que será revelado no dia da entrega): as confederações de vela, golfe, vôlei, rúgbi e triatlo.
Em 2015, a CBTM ficou em quinto lugar no ranking. Nos dois anos seguintes, obteve a terceira colocação. Em 2018, a entidade ficou em segundo lugar, conquistando o prêmio máximo em 2019. Atualmente, está entre as melhores do país em todos os indicativos de gestão e governança existentes. Além do Sou do Esporte, a CBTM tem a melhor nota no Programa GET – Gestão, Ética e Transparência – do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e também está entre as cinco melhores do Rating Integra, promovido por Atletas pelo Brasil, Instituto Ethos e LIDE Esporte.
“Mais uma vez somos reconhecidos pelo trabalho incansável realizado pela nossa equipe. As ações de governança e gestão são prioritárias na CBTM e isso reflete também nos nossos resultados nas mesas e na excelência das competições, pois conseguimos aplicar de forma responsável, inteligente e transparente todos os recursos recebidos da Lei das Loterias e de patrocinadores privados”, explica Alaor Azevedo, presidente da CBTM e vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
O Prêmio Sou do Esporte é considerado uma referência para medir a evolução das ações de governança entre as confederações esportivas. A Sou do Esporte é uma associação sem fins lucrativos que atua como rede de relacionamento entre atletas, entidades esportivas, poder público e setor privado. Entre seus principais valores estão a ética, a transparência, o trabalho em equipe e a responsabilidade com si próprio e terceiros.
A cerimônia de premiação terá outros reconhecimentos. A homenagem especial será para o atleta paralímpico Daniel Dias, o maior medalhista brasileiro, que se despediu das piscinas durante os Jogos de Tóquio. Além da governança, a entidade entrega premiações em outras categorias, como Gestor do Ano, Atitude Positiva, Atleta de Valor e “Amaro Domingues SDE Solidário”, dedicado ao terceiro setor.
Neste ano, o Gestor do Ano escolhido é Marco La Porta, vice-presidente do COB que atuou como chefe de missão nos Jogos Olímpicos de Tóquio; o prêmio Amaro Domingues SDE Solidário vai para o AfroGames, pelo trabalho de inclusão por meio dos esportes eletrônicos em áreas vulneráveis; Bruno do Nascimento, o menino de 9 anos que mostrou seu espírito esportivo ao pedir a camisa do goleiro adversário durante um jogo de futebol, receberá o prêmio Atitude Positiva; e os prêmios Atleta de Valor serão entregues para: Darlan Romani (arremesso de peso olímpico), Raissa Machado (lançamento de dardo paralímpico) e Jacqueline Terto (ultramaratonista, In memoriam).