Conteúdo vai ser ministrado por Caio Margarido Moreira, que vai abordar a relevância da capacidade cognitiva para a performance dos atletas
Fonte CBTM
14 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)
A Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) segue trazendo temas relevantes para um entendimento maior da modalidade. Nesta semana, o braço educacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) lançou um curso online que aborda o esporte pela perspectiva da neurociência, cujo nome é “O cérebro dos mesa-tenistas”. O conteúdo será ministrado por Caio Margarido Moreira e tem a colaboração do treinador da seleção brasileira de base, Jorge Fanck. As matrículas já estão abertas.
O curso é aberto para toda a comunidade do tênis de mesa e tem duração de 5h por aula, oferecidas por meio de videoaulas não simultâneas que podem ser assistidas no prazo de 90 dias a partir da matrícula. Ao final do curso, serão entregues aos concluintes os certificados de conclusão.
O conteúdo pode ser adquirido na plataforma da UniTM, bem como através do site da CBTM. Membros TMB, com anuidade vigente paga, terão direito a 80% de desconto no valor para adquirir o curso. A inscrição custa R$ 125 para não filiados e R$ 25 para filiados.
Ao realizarem o curso, os alunos terão acesso a modelos neurocientíficos recentes sobre o funcionamento do cérebro humano. Como a abordagem neurocientífica será posta dentro do contexto esportivo, haverá um enfoque maior nas capacidades cognitivas, como atenção, tomada de decisão, controle da impulsividade, memória de trabalho e uso da visão periférica, e a relevância delas para o alto rendimento.
Durante o curso, os participantes terão contato com temas como os aspectos envolvidos nas antecipações de ações dos atletas à mesa e o impacto que a fadiga mental pode ocasionar nos mesa-tenistas durante uma partida. Além disso, serão propostas possíveis utilizações tecnológicas para melhora de rendimento e do uso de exercícios direcionais para a modalidade.
Caio Margarido Moreira é biólogo formado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em psicologia experimental pelo Instituto de Psicologia da USP, especialista em divulgação científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP e doutor em comportamento e cognição pela Universidade de Göttingen, da Alemanha. Hoje, ele atua como diretor científico da Sensorial Sports e é responsável pela condução das pesquisas realizadas na empresa.
Universidade do Tênis de Mesa
A Universidade do Tênis de Mesa foi criada em agosto de 2020 com o objetivo principal de abrigar um programa completo de capacitações para o desenvolvimento de treinadores, árbitros e gestores do tênis de mesa brasileiro, a fim de estimular o ingresso de novos profissionais para atuação na área e, também, o aperfeiçoamento continuado daqueles que já atuam com o tênis de mesa.
A importância da formação de mulheres neste processo é algo bem presente no planejamento da universidade, pois ainda há uma diferença muito grande no número de profissionais entre os gêneros. A meta é tentar se aproximar ao máximo de uma igualdade, com homens e mulheres dividindo todos os espaços.
Com esta iniciativa, a CBTM pretende ajudar o desenvolvimento da modalidade, com profissionais trabalhando cada vez mais em métodos científicos e menos empíricos.